8 5
Siga o OTD

Judô

Brasileiros conquistam 15 medalhas no Pan-Americano

Brasileiros conquistam 14 medalhas no 1º dia do Pan-Americano
Reprodução/Twitter

O Brasil teve 16 representantes no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Carlos Paz.

No primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de Carlos Paz, na Argentina, 15 brasileiros conquistaram medalhas na categoria cadete – Sub-18 – sendo oito de ouro, quatro de prata e três de bronze. As competições continuam neste sábado (07), com a categoria Júnior – Sub-21. Mais 16 judocas representam o Brasil em busca de medalhas.

Masculino

João Santos conquistou o ouro na categoria – 60 kg. Para chegar à decisão, o brasileiro passou pelo americano Isaiah Ramirez, pelo venezuelano Willis Garcia, pelo canadense Erik Vandersanden e, por fim, pelo equatoriano Juan Ayala. Na disputa dos -81 kg, outro ouro brasileiro, com Gustavo Guimarães. Na final, Gustavo venceu o venezuelano Carlos Paez com um ippon. O terceiro ouro conquistado pelos homens no dia foi Leonardo Santana, na categoria +90 kg, ao vencer o mexicano Julian Gutierrez.

Nos -90 kg, Adriel Santos conquistou a medalha de prata após superar o chileno Franco Arismendi e o venezuelano Ramses Anselmi. A derrota final foi para o canadense Ian Ryder. Eduardo Domingos, representante brasileiro da categoria -50 kg, conquistou outra prata. O primeiro adversário superado pelo atleta foi o uruguaio Lautaro Irisarri, com um ippon. Na final, acabou superado por Federico Saant, do Equador, ficando com o segundo lugar do pódio.

Na categoria -55 kg, Nicolas Silva superou os peruanos Erick Saraza Nashnate e Jose Carlos Narvaez para chegar à semifinal, quando acabou derrotado por Bryan Garboa, do Equador. Na repescagem, o brasileiro venceu o também equatoriano Kleber Bonilla para conquistar a medalha de bronze.

Conquistando mais um bronze para o Brasil, na categoria -73 kg, Gabriel Romero venceu a única luta de sua chave, mas foi derrotado na semifinal pelo canadense Keagan Young. Na luta valendo o terceiro lugar no pódio, Gabriel superou o mexicano Emiliano Saucedo. Por fim, na categoria -66 kg, Igor Machado e Silva foi eliminado na repescagem.

Feminino

Entre as mulheres, cinco brasileiras subiram no lugar mais alto do pódio. Nos -57 kg, Thayane Lemos derrotou a colombiana Nikol Pencue para ficar com o ouro. Nos -63 kg, Bruna Bereza ficou com o título ao derrotar a mexicana Itzel Pecha. Eduarda Rosa levou o ouro na categoria -70 kg, superando a venezuelana Eliana Aguiar. Por último, nos +70 kg, Anna Santos venceu na final a mexicana Priscila Martinez e ficou com a medalha de ouro.

Nos -40 kg, Chrislayne Almeida de Alencar conquistou a medalha de ouro. Outra medalha de prata veio na categoria -52 kg, com Natália Oliveira. Na última luta, a brasileira sofreu a derrota para cubana Nahomys Acosta Batte. Já na categoria -44 kg, Letícia Menino ficou com o bronze ao disputar a repescagem e derrotar a canadense Kimiko Kamstra. Nos -48 kg, Alexia Nascimento ficou com a prata.

Mais em Judô