Neste sábado (19), três brasileiros participaram da Copa Europeia Sub-18 de Bielsko Biala. Melhor colocado entre os brasileiros, Nicolas Silva alcançou a quinta posição
Representando o Brasil na Copa Euorpeia Sub-18 de Bielsko Biala, quatro judocas subiram no tatame na Polônia neste sábado (19): Cauã Galdeano, Nicolas Silva, Fabíola Oganauskas. Melhor colocado entre os brasileiros, Nicolas Silva ficou com o quinto lugar na categoria até 55 kg.
Na categoria Super Ligeiro masculino (-55kg), Nicolas Silva estreou com a vitória sobre o italiano Alessandro Bellini, com um ippon. Na luta seguinte, mais uma vitória do brasileiro, com um waza-ari sobre Antonin Dvoracek, da República Tcheca. Logo em seguida, porém, Nicolas foi derrotado pelo bielorrusso Artsiom Kolasau, com um ippon – o vencedor conquistou todas as lutas do Grupo A.
Na repescagem, Nicolas começou superando o austríaco Leon Guemueskaya, mais uma vez com um ippon. Já contra Anton Kleinos, da Ucrânia, venceu com um waza-ari, exatamente aos quatro minutos de disputa. Na última luta da repescagem, contra o francês Riwane Hamadim, o brasileiro venceu no Golden Score, com um ippon. Já na disputa pela medalha de bronze, Nicolas enfrentou Daniel Leutgeb, da Áustria, e sofreu um ippon com menos de dois minutos de luta, ficando fora do pódio.
Disputando a mesma categoria de Nicolas Silva, Cauã Galdeano também começou vencendo. Na luta contra o polonês Arkadiusz Waniszewski, o judoca do Brasil aplicou um ippon. Já na disputa seguinte, entretanto, Cauã sofreu um waza-ari no Golden Score, do japonês Taisei Fukuda, saiu derrotado do tatame e eliminado da competição.
A única representante mulher neste sábado, na categoria Ligeiro (-48kg), Fabíola Oganauskas também não teve um bom desempenho. Já na primeira luta, a brasileira perdeu para Diana Sterman, da Eslovênia, por um ippon, em apenas 50 segundos de disputa.
No domingo (20), será a vez dos atletas das categorias Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado: Bruna Bereza (63kg), Maria Eduarda Diniz (63kg), Eduarda Rosa (70kg), Marco Aurélio Cobra (81kg), Gustavo Guimarães (81kg), Adriel Santos (90kg) e Marcelo Esteves (+90kg). O torneio vale pontos para o Ranking Nacional Sub-18, além do Ranking Internacional que classificará dois atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.