8 5
Siga o OTD

Judô

Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca do ano

Bia Souza tem companhia de outras campeãs olímpicas na categoria mais importante do IFJ Judô Awards. Willian Lima termina ano como líder do ranking mundial.

Bia Souza no judô dos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Créditos: Alexandre Loureiro/COB

A Federação Internacional de Judô anunciou, hoje (10), os indicados ao IJF Judô Awards com presença brasileira. Campeão olímpica e bronze por equipes, Beatriz Souza concorre na categoria de melhor judoca mulher do ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Bia é a única brasileira entre os indicados e concorre com as outras seis campeãs olímpicas de Paris. A japonesa Natsumi Tsunoda; a usbeque Diyora Keldiyorova, a canadense Christa Deguchi; a eslovena Andreja Leski; a croata Barbara Matic e a italiana Alice Bellandi.

A decisão é feita por meio de votação aberta, com os votos sendo computados até 10 de janeiro. No Grand Slam de Paris, evento que abre o calendário do Judô em 2025, a federação anunciará os vencedores.

Além do ouro e do bronze olímpicos em sua primeira participação nos Jogos, a judoca mais seguida do mundo ainda conquistou em 2024 ouros no Grand Prix da Áustria e no Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro.

Willian Lima lidera ranking mundial

Outro medalhista olímpico que tem muito o que comemorar no dia de hoje é William Lima. Duas vezes bronze em Paris, no individual e por equipes, William encerrou a temporada como líder do ranking mundial da categoria até 66kg, desbancando o campeão olímpico, o japonês Hifumi Abe.

É a oitava vez que um brasileiro termina o ano em primeiro. David Moura, Rafael Silva, Sarah Menezes (duas vezes), Mayra Aguiar (duas vezes) e Érica Miranda foram os outros.

Mais em Judô