O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Tóquio sem medalhas. Em uma das competições mais difíceis do circuito mundial de judô, a delegação brasileira contou com Leonardo Gonçalves (-100), Rafael Macedo (-90) e Dandara Camilo (-78) neste domingo (8). Os três perderam nas quartas de final e foram para a repescagem, mas não conseguiram um lugar no pódio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No masculino, o Brasil foi representado neste domingo pelos medalhistas olímpicos Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves. Léo foi o que chegou mais perto do pódio, perdendo na disputa do bronze da categoria até 100kg. Ele estreou com vitória por waza-ari e ippon sobre o alemão Johannes Frey. Mas Léo Gonçalves teve um revés nas quartas de final, com derrota nos shidos para o italiano Gennaro Pirelli. Na repescagem, o brasileiro derrotou o vice-campeão mundial Shady Elnahas, do Canadá, por ippon, para garantir um lugar na disputa do terceiro lugar. Mas Leonardo Gonçalves perdeu para o japonês Arai Dota por ippon e ficou de fora do pódio.
Rafel Macedo terminou o dia na sétima posição na categoria até 90kg do Grand Slam de Tóquio. Nas oitavas de final, vitória por waza-ari e ippon sobre o estadunidense Oleksandr Nyzhnyk. Nas quartas de final, o japonês Kawabata Komei derrotou o brasileiro por waza-ari. Na chave da repescagem, Rafael perdeu para o estoniano Klen Kaljulaid por ippon e terminou sua campanha em Tóquio.
Dandara em sétimo
Nos 78kg feminino, Dandara Camilo fez uma boa luta nas oitavas de final e derrotou a russa Nadezhda Tatarchenko. A brasileira teve um waza-ari, seguido por um ippon para fechar o combate. Nas quartas, Dandara perdeu para a japonesa Hamada Shori por ippon. Na repescagem, mais uma japonesa no caminho, com a brasileira perdendo outra vez por ippon, agora para Umeki Mami.