8 5
Siga o OTD

Judô

Novata brilha em Tóquio, mas deixa medalha escapar no final

Dona de duas medalhas em Mundiais de base, Bianca Reis estreou no circuito mundial adulto e quase levou o bronze no Grand Slam de Tóquio

Bianca Reis fica em quinto lugar no Grand Slam de Tóquio em sua estreia no circuito mundial adulto de judô
Bianca Reis fica em quinto lugar no Grand Slam de Tóquio em sua estreia no circuito mundial adulto de judô (Kulumbegashvili Tamara/IJF)

Medalhista de bronze no Mundial júnior deste ano e prata no Mundial cadete de 2022, Bianca Reis, de apenas 19 anos, fez neste sábado sua estreia em grande estilo no circuito mundial adulto de judô. Ela foi o principal destaque do Brasil no primeiro dia do Grand Slam de Tóquio, uma das competições mais tradicionais do planeta. A judoca ficou muito perto de conquistar uma medalha. Ela perdeu na disputa do bronze da categoria até 57 kg pela francesa Martha Fawaz ao sofrer um wazzari a 45 segundos do fim do combate.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Ótimo começo

Bianca Reis teve uma estreia duríssima neste sábado. Logo de cara, ela enfrentou uma atleta da casa, a japonesa Moa Ono, de 20 anos. Foi uma luta muito equilibrada, decidida apenas no Golden Score, momento em que brasileira venceu depois que a adversária foi punida com três shidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Nas quartas de final, Bianca Reis teve pela frente a compatriota Jéssica Lima, vice-campeã do Grand Slam de Tóquio em 2023, que havia derrotado na estreia a sul-coreana Hongsun Cho por ippon em pouco mais de um minuto de luta.

No confronto entre as brasileiras, a juventude de Bianca Reis prevaleceu diante da experiência de Jéssica Lima, de 27 anos. Mas o resultado por pouco não foi diferente. Faltando 57 segundos para o fim da luta, Jéssica ficou em vantagem ao conseguir um wazzari. Bianca, entretanto, reagiu e, no finalzinho do combate, conseguiu imobilizar a adversária até conseguir o ippon e garantir a classificação para a semifinal.

Bronze escapou por pouco

Na luta por uma vaga na decisão da medalha de ouro, Bianca Reis foi completamente dominada pela japonesa Megumi Fuchida, de 24 anos. A atleta da casa venceu a luta rapidamente. Com 15 segundos, conseguiu um wazzari e, com 36, garantiu a vitória com um ippon. Com o resultado, a brasileira foi para a disputa do bronze.

Bianca Reis enfrentou na luta por um lugar no pódio a francesa Martha Fawaz, de 22 anos. O combate foi equilibrado por quase todo o tempo. Mas, quando faltavam 45 segundos para o fim, a judoca europeia usou uma técnica de quadril para projetar a brasileira e conseguir o wazzari, que lhe garantiu o terceiro lugar.

Jéssica Lima, por sua vez, perdeu a chance de disputar o terceiro lugar ao ser perder por ippon por Ariunzaya Terbish, da Mongólia, que ficou com a outra medalha de bronze da categoria até 57 kg ao derrotar a japonesa Momo Tamaoki.

Na decisão, a algoz de Bianca Reis na semifinal, Megumi Fuchida caiu diante da compatriota Mika Adachi, que conquistou a medalha de ouro.

Michel Augusto também perde na disputa do bronze

Representante do Brasil na categoria até 60 kg dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Michel Augusto, de 20 anos, foi outro judoca do país a ficar perto da medalha no Grand Slam de Tóquio. Depois de vencer Dauren Syukenov, do Cazaquistão, na estreia, ele perdeu nas quartas de final para o japonês Taiki Nakamura por ippon ao sofrer uma imobilização.

Na repescagem, entrentanto, Michel Augusto venceu Chong-You Lin, de Taiwan, que recebeu três shidos por falta de combatividade e se classificou para a disputa do bronze. Na briga por um lugar no pódio, ele perdeu para o russo Ayub Bliev, que conseguiu um wazzari por imobilização. Pouco depois, o europeu conseguiu outro wazzari para vencer o combate por ippon.

Ronald Lima para na repescagem

A exemplo de Bianca Reis, Ronald Lima também estreou o circuito mundial adulto no Grand Slam de Tóquio. Depois de vencer a estreia contra o mongol Jantsandorj Unurbat, o brasileiro de 20 anos perdeu nas quartas de final para Obid Dzhebov, do Tadjiquistão. Na repescagem, nova derrota para o japonês Ryoma Tanaka por wazzari o deixou fora da disputa do bronze.

Rafaela Silva e Natasha Ferreira caem na estreia

Em nova categoria após trocar a 57 kg pela 63 kg, a bicampeã mundial e campeã olímpica Rafaela Silva, de 32 anos, perdeu na estreia da italiana Flavia Favorini, de 24 anos. A luta teve muito equilíbrio, mas a brasileira levou a pior ao levar três shidos e perder para a adversária no Golden Score.

Na categoria até 48 kg, Natasha Ferreira, que também representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, perdeu logo na primeira luta do Grand Slam de Tóquio. Ela foi eliminada pela japonesa Hikari Yoshioka, que conseguiu um wazzari a 40 segundos do fim da luta e manteve a vantagem até o final.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô