Após conquistar o título no Troféu Brasil pela categoria até 100kg masculino, Leonardo Gonçalves voltou aos tatames da Arena UniBH, em Belo Horizonte, para liderar a Sogipa (RS) ao título do Grand Prix Nacional de Judô por equipes. Neste domingo (3), o medalhista olímpico de Paris-2024 venceu as quatro lutas que disputou e ajudou o clube gaúcho a conquistar o primeiro título no novo formato do torneio contra o Instituto Reação por 4 a 3.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Além de Léo Gonçalves, a Sogipa contou com outros atletas de destaque, como Jéssica Lima (ouro no Troféu Brasil até 57kg), Alexia Castilhos (bronze até 70kg), Gabriel Alves, Sarah Silva, e Tiago Pinho. Outro medalhista olímpico na capital francesa, Rafael Macedo e seu irmão, João Macedo, não competiram pela equipe.
Campanha do título
A campanha da Sogipa no Grand Prix Nacional de Judô começou com vitórias dominantes de 4 a 1 sobre a KIAI (Associação Canoense de Judô-RS) e Umbra/Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ). Já as semifinais reservaram uma disputa eletrizante diante do Pinheiros (SP). O clube paulista foi para a disputa com um time de peso, com a campeã Olímpica Bia Souza, os medalhistas no Troféu Brasil Ronald Lima (ouro até 66kg), Bianca Reis (bronze até 57kg), Giovani Ferreira (prata até 90kg), Lucas Lima (prata +100kg), e Nauana Silva.
No confronto, a Sogipa largou à frente com a vitória de Léo Gonçalves sobre Lucas Lima. Em seguida, o Pinheiros empatou e virou com o triunfo de Bianca Reis contra Jéssica Lima e de Ronald Lima diante de Gabriel Alves. A Sogipa reagiu e virou o placar novamente com as vitórias de Alexia Castilhos e Tiago Pinho contra Nauana Silva e Giovani Ferreira, respectivamente. Coube à nossa super campeã olímpica Bia Souza derrotar Alexia Lima e empatar o confronto. Para a luta de desempate, o sorteio colocou novamente Ronald Lima e Gabriel Alves frente a frente. Desta vez, no entanto, Gabriel Alves levou a melhor.
Na final, a Sogipa triunfou sobre o Instituto Reação (RJ), que eliminou o Clube Regatas Flamengo (RJ) e o Sesi (SP) para chegar na decisão. A equipe carioca contou com os seguintes representantes: Jéssica Pereira (ouro até 52kg), Gabriel Falcão (bronze até 81kg), Ryan Conceição, Gabrielle Ferreira, Gustavo Assise Aghata Silva.
Jéssica Lima teve muita dificuldade ao enfrentar a xará Jéssica Pereira nos 57kg. A atleta do Reação levou a melhor após três punições para a adversária, com eliminação no golden score. Gabriel Alves, nos 73kg, venceu Ryan Conceição com dois waza-aris e empatou, depois Alexia Castilhos segurou waza-ari contra Gabrielle Ferreira e virou placar.
Em duelo disputado Gabriel Falcão conseguiu waza-ari contra Tiago Pinho com 1min30s de golden score e em seguida Agatha Silva venceu Alexia Lima por imobilização. Léo Gonçalves entrou no tatame e venceu João Cesarino por irregularidade no golpe. Na luta desempate, Alexia Castilhos voltou ao tatame para enfrentar Gabrielle Ferreira novamente, e também levou a melhor, com waza-ari.
Campeã Olímpica também brilhou
Apesar da derrota do Pinheiros na semifinal, o clube paulista conseguiu se reerguer e sair com o bronze no Grand Prix Nacional de Judô. A decisão pelo pódio veio contra os anfitriões do evento, Minas Tênis Clube, e teve o placar de 4 a 2 favorável aos visitantes. Em sua primeira aparição após o título olímpico em Paris-2024, Bia Souza brilhou no torneio nacional e assim foi peça fundamental para a conquista do bronze.
Impecável, Bia Souza dominou as três lutas que disputou. Na decisão pela medalha, a campeã olímpica derrotou Victoria Archina por Ippon após osotogari. As outras vitórias do Pinheiros ficaram por conta de Bianca Reis, que derrotou Shirlen Nascimento nos 57kg por ippon em imobilização, Giovani “Pezão” Ferreira conseguiu derrubar Guilherme Guimarães nos 90kg. E por fim, Rafael Buzacarini na categoria +90kg fechou o placar contra Juscelino Nascimento após projeção.
O Minas anotou pontos com Jonas Ribeiro contra Julio Koda Filho nos 73kg após três punições para o pinheirense, e com Gabriela Mantena nos 70kg, após golden score com Ellen Froner.
O outro bronze ficou com o Sesi, de São Paulo, que venceu o Vasco Umbra por 4 a 2, com vitórias de Michael Marcelino, Maria Guilherme, Guilherme Morais e Isaque Conserva anotaram os pontos para os paulistas.
Pódio
Ouro | Prata | Bronze | Bronze |
---|---|---|---|
Sogipa (RS) | Reação (RJ) | Pinheiros (SP) | Sesi (SP) |
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK