Siga o OTD

Judô

Luiz Onmura, bronze em Los Angeles-1984, morre aos 64 anos

Ex-judoca paulista faleceu na noite desta sexta-feira (1), em Santos, vítima de um câncer

Luiz Onmura, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984 (Foto: Estella Gomes)
Luiz Onmura, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984 (Foto: Estella Gomes)

O ex-judoca Luiz Onmura, medalhista de bronze na categoria até 71kg nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984, faleceu na noite desta sexta-feira (1), vítima de um câncer. O paulista foi o primeiro judoca nascido no Brasil a subir ao pódio nas Olimpíadas.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Onmura lutava contra um carcinoma espinocelular na língua desde 2022. Após dois anos de cirurgias e tratamentos, o medalhista olímpico faleceu na cidade de Santos, em São Paulo, aos 64 anos. Ele deixa a esposa, Stefania Ribeiro Onmura, e as filhas Giulia Onmura e Yumi Ribeiro Onmura.

“Onmura foi uma inspiração e um exemplo para todas as gerações seguintes de judocas. A conquista dele inaugurou uma série de 40 anos ininterruptos de pódios olímpicos para o Brasil e deixou um legado também de conduta fora dos tatames. Hoje a comunidade do judô está de luto”, disse Rogerio Sampaio, Diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil e campeão olímpico de judô.

“É um momento de muita tristeza e consternação. Em nome do judô brasileiro, envio minhas sinceras condolências aos familiares, amigos, alunos do Luiz Onmura, que foi um guerreiro em seu último combate, o mais difícil, creio eu, contra o câncer. A CBJ lamenta profundamente a perda de um de seus maiores judocas, o primeiro medalhista olímpico nascido no Brasil. Mas, ficaremos para sempre com a lembrança das suas conquistas, que deram muitas alegrias à família do judô e ao povo brasileiro. Seu legado será eterno”, lamentou Silvio Acácio Borges, presidente da Confederação Brasileira de Judô. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Luiz Yoshio Onmura disputou três edições de Jogos Olímpicos. Além de Los Angeles-1984, quando quebrou o jejum de 12 anos do bronze de Chiaki Ishii em Munique-1972, ele também competiu nas edições de Moscou-1980 e Seul-1988. Em competições continentais, o paulista foi três vezes medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos, em San Juan-1979, Caracas-1983 e Indianápolis-1987.

*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil e da Confederação Brasileira de Judô

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Judô