Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva confirma nova categoria e projeta LA-2028

Campeã olímpica e bicampeã mundial nos 57kg, Rafaela Silva confirmou a mudança para 63kg visando os Jogos Olímpicos de LA-2028

Rafaela Silva no Troféu Brasil de Judô
CBI Troféu Brasil de Judô 2024 - Disputas por Medalhas 01.11 - Foto: Anderson Neves/CBJ

É oficial! Campeã olímpica na Rio-2016 pela categoria até 57kg e medalhista de bronze por equipes em Paris-2024, Rafaela Silva confirmou a mudança de peso para até 63kg. Aos 32 anos de idade, a judoca brasileira ainda não pensa em se aposentar e quer seguir lutando por uma vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

Na sexta-feira (1º), Rafaela Silva esteve presente no Troféu Brasil de Judô, onde competiu pela primeira vez após as Olimpíadas de Paris. No torneio nacional, Rafa se inscreveu na categoria meio-médio, até 63kg. Apesar de isso não ser algo novo, já que durante a carreira ela foi campeã brasileira em três diferentes pesos (57kg, 63kg e 70kg), a mudança nesta nova fase era um indicativo de que a carioca iria seguir competindo até LA-2028.

O indício se confirmou após a conquista dominante da carioca no Troféu Brasil de Judô. Rafaela Silva conversou com o Olimpíada Todo Dia e oficializou a mudança de peso visando o próximo ciclo olímpico. “É um início de ciclo e poder começar com um título é muito importante. Já defini que esta vai ser a minha nova categoria, era uma decisão que estava tomada antes de Paris, idependente de medalha ou não. É uma mudança que me permite comer melhor, treinar melhor e me deixar mais confortável no tatame. Então credito que ainda posso construir muita coisa nessa nova categoria e espero seguir conquistando novas medalhas”, comentou Rafaela Silva.

Aposentadoria fica para depois!

Para quem pensa que o final de carreira está próximo de Rafa Silva é melhor mudar de ideia. A judoca brasileira quer seguir competindo. “As pessoas sempre me perguntam quando vou me aposentar depois de já ter ganhado Olímpiada, Mundial… E eu respondo que enquanto tiver o friozinho na barriga esse desejo de competir e querer estar dentro do tatame eu irei continuar. Meu objetivo agora é buscar mais uma vaga na Olimpíada e seguir entregando o meu melhor para o judô brasileiro, completou a atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOKBLUE SKY E FACEBOOK

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Judô