8 5
Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva confirma nova categoria e projeta LA-2028

Campeã olímpica e bicampeã mundial nos 57kg, Rafaela Silva confirmou a mudança para 63kg visando os Jogos Olímpicos de LA-2028

Rafaela Silva no Troféu Brasil de Judô
CBI Troféu Brasil de Judô 2024 - Disputas por Medalhas 01.11 - Foto: Anderson Neves/CBJ

É oficial! Campeã olímpica na Rio-2016 pela categoria até 57kg e medalhista de bronze por equipes em Paris-2024, Rafaela Silva confirmou a mudança de peso para até 63kg. Aos 32 anos de idade, a judoca brasileira ainda não pensa em se aposentar e quer seguir lutando por uma vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

Na sexta-feira (1º), Rafaela Silva esteve presente no Troféu Brasil de Judô, onde competiu pela primeira vez após as Olimpíadas de Paris. No torneio nacional, Rafa se inscreveu na categoria meio-médio, até 63kg. Apesar de isso não ser algo novo, já que durante a carreira ela foi campeã brasileira em três diferentes pesos (57kg, 63kg e 70kg), a mudança nesta nova fase era um indicativo de que a carioca iria seguir competindo até LA-2028.

O indício se confirmou após a conquista dominante da carioca no Troféu Brasil de Judô. Rafaela Silva conversou com o Olimpíada Todo Dia e oficializou a mudança de peso visando o próximo ciclo olímpico. “É um início de ciclo e poder começar com um título é muito importante. Já defini que esta vai ser a minha nova categoria, era uma decisão que estava tomada antes de Paris, idependente de medalha ou não. É uma mudança que me permite comer melhor, treinar melhor e me deixar mais confortável no tatame. Então credito que ainda posso construir muita coisa nessa nova categoria e espero seguir conquistando novas medalhas”, comentou Rafaela Silva.

Aposentadoria fica para depois!

Para quem pensa que o final de carreira está próximo de Rafa Silva é melhor mudar de ideia. A judoca brasileira quer seguir competindo. “As pessoas sempre me perguntam quando vou me aposentar depois de já ter ganhado Olímpiada, Mundial… E eu respondo que enquanto tiver o friozinho na barriga esse desejo de competir e querer estar dentro do tatame eu irei continuar. Meu objetivo agora é buscar mais uma vaga na Olimpíada e seguir entregando o meu melhor para o judô brasileiro, completou a atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOKBLUE SKY E FACEBOOK

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Judô