8 5
Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva confirma favoritismo no Troféu Brasil de judô

Rafaela Silva competiu numa categoria acima da que está acostumada e, mesmo assim, venceu as cinco lutas que disputou no Troféu Brasil de judô

Rafaela Silva posa com a medalha conquistada pelo título de campeã brasileira de judô na categoria até 63 kg
Anderson Neves/CBJ

Campeã olímpica na Rio-2016 e medalhista de bronze na disputa por equipes em Paris-2024, Rafaela Silva foi a grande atração do primeiro dia do Troféu Brasil de Judô, que está sendo disputado no ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Costumeiramente na categoria até 57kg, a judoca do Flamengo (RJ) foi para o torneio nacional em uma nova classe: a até 63kg. Mesmo subindo de peso, a atleta rubro-negra conquistou o título ao vencer as cinco lutas que disputou.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Além de Rafaela Silva, mais dois judocas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 lutaram no primeiro dia do Troféu Brasil. Enquanto Natasha Ferreira confirmou o favoritismo na categoria até 48 kg, Michel Augusto perdeu na final da 60 kg para Chrystian Silva e ficou com a medalha de prata. Ronald Lima (até 66kg), Vinícius Ardina (até 73kg), Jéssica Pereira (até 52kg) e Jéssica Lima (até 57kg) foram os outros campeões do dia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Vitória das favoritas e surpresa no masculino

Rafaela Silva fez uma campanha perfeita para chegar ao título da categoria até 63 kg. A campeã olímpica venceu Samara Oliveira, do Paulistano, na estreia, Camilly da Cruz, do Instituto Reação, nas oitavas, Valeska da Cruz, do Minas, nas quartas, e Nauana Silva, do Pinheiros, na semifinal, por ippon.

Rafaela Silva no Troféu Brasil de judô
Anderson Neves/CBJ

Na final, a flamenguista teve pela frente Erika Ferreira, do Instituto Reação, e o combate foi equilibrado. Como ninguém pontuou no tempo regulamentar, a decisão foi para o Golden Score e a medalha de ouro só foi para o peito de Rafaela Silva depois que a adversária levou o terceiro shido. Eduarda Bastos, do Sesi, e Ketelyn Nascimento, do Pinheiros, conquistaram as medalhas de bronze da categoria.

Presente na categoria até 48kg feminino em Paris-2024, Natasha Ferreira também brilhou no Troféu Brasil de Judô. A atleta da Sociedade Morgenau (PR) confirmou o favoritismo nas três lutas preliminares e foi para a decisão diante de Hanna Nascimento, do Instituto Tiago Camilo (SP). Hanna, inclusive, foi uma grata surpresa na categoria, tendo eliminado a grande promessa brasileira da classe: Clarice Ribeiro, do Minas Tênis Clube (MG). Na final, Natasha Ferreira triunfou por ippon. Mariana Nunes, do Instituto Reação, e Laura Ferreira, do Paulistano, ficaram com as medalhas de bronze.

Já na categoria até 60kg masculino, o jovem prodígio Michel Augusto, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris-2024, foi surpreendido na final. O jovem atleta de 19 anos do Sesi (SP) mostrou a consistência de um veterano nas quatro primeiras lutas que disputou. Na final, entretanto, ele perdeu para Chrystian Silva, do Clube Paineiras (SP) por waza-ari. Os bronzes ficaram com Gabriel Arruda e Roger Pereira, ambos do Pinheiros.

Todos os pódios

CategoriaOuroPrataBronzeBronze
60 kg masculinoCrystian Silva (Paineiras)Michel Augusto (Sesi)Gabriel Arruda (Pinheiros)Roger Pereira (Pinheiros)
48 kg femininoNatasha Ferreira (Sociedade Morgenau)Hanna Nascimento (Instituto Thiago Camilo)Mariana Nunes (Instituto Reação)Laura Ferreira (Paulistano)
66 kg masculinoRonald Lima (Pinheiros)Henrique da Silva (Grêmio Náutico União)João Batista (Paulistano)Iago Oliveira (Minas Tênis Clube)
52kg femininoJessica Pereira (Instituto Reação)Gabriela Conceição (Minas Tênis Clube)Amanda Lima (Minas Tênis Clube)Yasmin Lima (Instituto Reação)
73 kg masculinoVinícius Ardina (Sesi)Júlio Koda (Minas Tênis Clube)Michael Marcelino (Sesi)Guilherme de Oliveira (Paineiras)
57 kg femininoJessica Lima (Sogipa)Shirlen Nascimento (Minas Tênis Clube)Rafaela Ribeiro (Flamengo)Bianca Reis (Pinheiros)
63 kg femininoRafaela Silva (Flamengo)Erika Ferreira (Instituto Reação)Eduarda Bastos (Sesi)Ketelyn Nascimento (Pinheiros)

Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô

O Troféu Brasil de Judô segue com a programação neste sábado (2) com a disputa de mais sete categorias. São elas: até 81kg; até 90kg; até 100kg e acima de100kg masculino e até 70kg; até 78kg e acima de 78kg feminino. Destaque para as participações dos medalhistas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 Bia Souza (ouro no +78kg) e Leonardo Gonçalves (bronze por equipes). Por fim, vale lembrar que o Grand Prix Nacional de Judô, competição mais tradicional por equipes do judô brasileiro acontece neste domingo (3).

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Judô