Siga o OTD

Judô

Troféu Brasil e Grand Prix chegam a BH com recorde de inscritos

Duas das principais competições do judô brasileiro acontecem no Minas Tênis Clube neste final de semana

Luta em ação no Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô
(Foto: FOTOP)

O Troféu Brasil Interclubes e o CBI Grand Prix Nacional vão reunir a elite do judô brasileiro a partir desta sexta-feira (01), na Arena UniBH, em Belo Horizonte. Mais de 530 judocas de 89 clubes são esperados na capital mineira, maior número já registrado na história do evento, que é o mais tradicional do calendário CBJ (Confederação Brasileira de Judô).

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“A expectativa para o CBI Troféu Brasil e Grand Prix Nacional é alta, já que o evento será grande tanto no sentido de quantidade de atletas, quanto no de qualidade técnica. Tivemos recorde no número de inscritos e vamos contar com a participação dos melhores judocas do país, inclusive de alguns medalhistas olímpicos em Paris 2024″, disse Thiara Bertoli, Gerente de Competições da CBJ.

Na última semana, a gestão de Alto Rendimento da CBJ anunciou que as duas competições vão possibilitar o acesso à seleção brasileira sênior de judô. Os campeões de cada categoria do Troféu Brasil, junto aos três melhores clubes do quadro geral, receberão investimentos para competições internacionais, além das equipes campeã e vice-campeã do Grand Prix Nacional.

Troféu Brasil é tradição

Conhecidas por terem alto nível técnico e competitividade interna, as duas competições são responsáveis por revelar e consolidar talentos do judô brasileiro. O Troféu Brasil, em particular, teve sua primeira edição em 2002 e desde então manteve um alto nível de importância no cenário nacional, recebendo atletas olímpicos e até mesmo estrelas internacionais ao longo dos anos. É o que pontua a peso-pesado Beatriz Souza, campeã olímpica em Paris 2024.

“A gente vê o nível dos atletas e a qualidade técnica e tática deles. É uma grande competição, e acho que não é só importante para o clube de cada um, mas também para o atleta se provar. Eu acho que não dá para chegar a ser de uma Seleção Brasileira se você não está conquistando as coisas nacionalmente. Então o Troféu Brasil é o primeiro passo. É se dedicar ao máximo e ser campeão”, declarou.

Já o Grand Prix Nacional ocupa o cargo de mais tradicional competição por equipes do judô brasileiro, sendo a preferida de muitos atletas. A primeira edição aconteceu em 2003, só com equipes masculinas, e as mulheres entraram em ação a partir de 2005. A separação por gênero seguiu até 2018, quando a CBJ decidiu unificar as duas competições em formato misto, adequando-se ao sistema olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Desde então, quatro edições foram realizadas. Em 2018, o Instituto Reação foi campeão, enquanto o Esporte Clube Pinheiros (SP) conquistou o bicampeonato em 2019 e 2022. Já em 2023, na última edição realizada, o Minas Tênis Clube (MG) faturou seu primeiro título no novo formato. Neste ano, as disputas do Grand Prix Nacional vão contar com 17 clubes.

Cronograma do Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de Judô:

Sexta-feira (01/11) — CBI Troféu Brasil
9h — Início dos Combates (M: -60kg; -66kg; -73kg)
12h — Início dos Combates (F: -48kg; -52kg)
13h30 — Início dos Combates (F: -57kg; -63kg)
17h — Disputas por Medalhas (F: -48kg; -52kg; -57kg; -63kg | M: -60kg; -66kg; -73kg)

Sábado (02/11) — CBI Troféu Brasil
9h — Início dos Combates (F: -70kg; -78kg; +78kg | M: -81kg; -90kg)
11h30 — Início dos Combates (M: -100kg; +100kg)
15h — Disputas por Medalhas (F: -70kg; -78kg; +78kg | M: -81kg; -90kg; -100kg; +100kg)

Domingo (03/11) — CBI Grand Prix Nacional
9h — Início dos Combates
14h — Disputas por Medalhas

Transmissão ao vivo:
Eliminatórias
: CBJ TV
Disputas por medalhas: Sportv, Canal Olímpico do Brasil e NSports

*Da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Judô