8 5
Siga o OTD

Judô

Troféu Brasil e GP Nacional vão possibilitar acesso à seleção

Documento divulgado pela gestão de Alto Rendimento da Confederação Brasileira e Judô prevê benefícios para os atletas campeões e três melhores clubes do quadro geral

Troféu Brasil e Grand Prix Nacional de judô
Troféu Brasil e Grand Prix Nacional são as principais competições do judô brasileiro (Anderson Neves/CBJ)

A gestão de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô divulgou, nesta quarta-feira (23), que o Troféu Brasil Interclubes e o Grand Prix Nacional de 2024 serão possibilidades de acesso à seleção adulta. As principais competições do calendário nacional vão ofertar investimentos para a participação de atletas em competições internacionais. A intenção é promover a renovação da equipe para o ciclo olímpico Los Angeles-2028.

Investimento internacional

No Troféu Brasil, o campeão de cada categoria receberá um investimento internacional, adequado com seu nível técnico e dos eventos em questão, grupo de investimento Confederação Brasileira de Judô e análise da comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô. Além deles, os três melhores clubes no quadro geral de medalhas terão o direito de também indicar atletas ao benefício. A entidade campeã ganhará três indicações, a vice-campeã duas e a terceira colocada uma.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Já no Grand Prix Nacional, a equipe campeã receberá dois investimentos para participação de dois atletas em duas competições internacionais, enquanto a vice-campeã terá um.

Elite do judô

O Troféu Brasil e Grand Prix Nacional anualmente reúnem a elite do judô brasileiro e os principais clubes das cinco regiões do país. Neste ano, mais de 520 atletas de 89 entidades são esperados na competição, maior número já registrado. Os combates começam na sexta-feira (1), na Arena UniBH, casa do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e seguem até domingo (3). A CBJ TV e o Canal Olímpico do Brasil, no YouTube, vão transmitir ao vivo. E para quem estiver na capital mineira e desejar marcar presença na competição, a entrada é gratuita.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Judô