Após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Federação Internacional de Judô (FIJ) iniciou um novo ciclo no dia seguinte, voltado para os Jogos de Los Angeles 2028. Como acontece ao fim de cada ciclo de desenvolvimento, a Federação Internacional iniciou uma ampla consulta para identificar as possíveis mudanças necessárias no judô internacional. O objetivo é acompanhar as exigências de modernização e evolução que fazem parte de qualquer esporte, ajustando a modalidade às expectativas atuais.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Em junho a Federação Internacional de Judô convidou todas as Federações Nacionais a enviarem suas propostas de regras para o judô. Essa janela se encerrou no final de setembro, quando a IJF combinou todas as propostas e as apresentou à Reunião Técnica para avaliação e discussão.
Após o recente Grand Slam de Abu Dhabi 2024, membros do Comitê Executivo da FIJ, federações nacionais de maior destaque e especialistas internacionais renomados debateram e analisaram as adaptações que farão nas práticas de alto rendimento nos próximos meses. Essas discussões focaram em arbitragem, esporte e organização de eventos do World Judo Tour.
Os participantes debateram como garantir a evolução do judô, preservando seus valores fundamentais. O foco é promover o ippon judô e reduzir penalidades, para que os atletas decidam as disputas com seu desempenho positivo. Os organizadores apresentarão os resultados em um seminário antes do final de 2024.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Com base nas orientações do grupo de especialistas, a FIJ desenvolverá uma nova estratégia e atualizará as regras para o próximo ciclo olímpico. Ela apresentará oficialmente as mudanças em janeiro e implementará as novas regras no primeiro evento do World Judo Tour, durante o Grand Slam de Paris 2025.
Sedes dos Mundiais confirmadas
Em uma agenda paralela, a FIJ anunciou oficialmente as sedes de mais dois Campeonatos Mundiais Sênior no ciclo para os Jogos de Los Angeles 2028. Budapeste, capital da Hungria, já havia sido confirmada para 2025. Agora, a Federação Internacional designou Baku, no Azerbaijão, como a sede do Mundial de 2026, que também dará início ao período de classificação olímpica. Além disso, o Mundial de 2027 ocorrerá no Cazaquistão.
*Com informações da Confederação Brasileira de Judô