8 5
Siga o OTD

Judô

Amanda Lima sobe categoria e Brasil tem 12 em Abu Dhabi

Delegação brasileira levará 12 judocas para Grand Slam de Abu Dhabi com Amanda Lima disputando pela primeira vez em nova categoria

Amanda Lima, de judogi branco, olhando para baixo antes de luta no Grand Slam de Dushanbe de judô; Michel Augusto também perdeu nas oitavas
Foto: Anderson Neves-CBJ

O judô brasileiro sobe aos tatames no final de semana para a disputa do Grand Slam de Abu Dhabi. Serão 12 judocas representando o Brasil em oito categorias de peso diferentes. Ainda sem contar com atletas olímpicos, o destaque do time é Nauana Silva, bronze na etapa de Zagreb do Grand Prix, em setembro. Além disso, Amanda Lima, atleta que disputou na categoria até 48kg, fará estreia nos tatames no peso de cima.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A etapa de Abu Dhabi é o segundo compromisso do judô mundial após os Jogos Olímpicos de Paris-2024, e marca a transição para o próximo ciclo. O Brasil terá na competição uma equipe alternativa com judocas que vêm fazendo boas campanhas em competições nacionais e internacionais, uma vez que os atletas que competiram na capital francesa ainda retornam aos treinos.

Amanda Lima, que competia no peso até 48kg, vai fazer estreia internacional na categoria de cima, até 52kg. Além dela, No feminino, destaque para Nauana Silva (63kg), medalhista de bronze no Grand Prix de Zagreb, em setembro. Gabriela Conceição (52kg), Sarah Souza (57kg), Shirlen Nascimento (57kg), Gabriella Mantena (63kg) e Ellen Froner (70kg) também representarão o Brasil na etapa do circuito mundial.

No feminino, destaque para Nauana Silva (63kg), medalhista de bronze no Grand Prix de Zagreb, em setembro. A judoca de 21 anos é atualmente a 28ª colocada no ranking mundial e, ainda neste ano, em competições do Circuito Mundial, terminou em quinto no Grand Slam do Cazaquistão.

O time feminino ainda contará com Amanda Lima, que disputou a vaga olímpica do -48kg e agora fará estreia internacional na categoria de cima (52kg), além de Gabriela Conceição (52kg), Sarah Souza (57kg), Shirlen Nascimento (57kg), Gabriella Mantena (63kg) e Ellen Froner (70kg).

No masculino, o Brasil será representado Diego Ismael (60kg), Julio Koda (73kg), Giovani Ferreira (90kg), Juscelino Nascimento Jr. (+100kg) e Tiago Palmini (+100kg).

Delegação do Brasil

Equipe Feminina:

52kg — Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ)
52kg — Gabriela Conceição (Minas Tênis Clube/FMJ)
57kg — Sarah Souza (E.C. Pinheiros/FPJ)
57kg — Shirlen Nascimento (Minas Tênis Clube/FMJ)
63kg — Gabriella Mantena (Minas Tênis Clube/FMJ)
63kg — Nauana Silva (E.C. Pinheiros/FPJ)
70kg — Ellen Froner (E.C. Pinheiros/FPJ)

Equipe Masculina

60kg — Diego Ismael (Minas Tênis Clube/FMJ)
73kg — Julio Koda (Minas Tênis Clube/FMJ)
90kg — Giovani Ferreira (E.C. Pinheiros/FPJ)
+100kg — Juscelino Nascimento Jr. (Minas Tênis Clube/FMJ)
+100kg — Tiago Palmini (Minas Tênis Clube/FMJ)

Comissão Técnica

Sarah Menezes — Técnica
Leandro Guilheiro — Técnico
Vitor Reis — Fisioterapeuta
Maicon Maia — Chefe de Delegação

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Judô