Na madrugada deste domingo, 6, o Brasil finalizou sua participação no Campeonato Mundial Júnior de judô com a competição por equipes. A equipe perdeu nas quartas de final da Mongólia por placar de 4 a 2 e encerrou a campanha em Dushanbe, no Tadjiquistão, com três medalhas de bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Andrey Coelho (+100) foi o primeiro brasileiro a entrar em ação contra Gereltbayar Ochi. Confiante, o brasileiro venceu o mongol, aplicando um waza-ari e depois conseguindo o ippon, e o Brasil abriu o placar. Em seguida a medalhista de bronze nos 57kg Bianca Reis foi superada pela adversária Ariunzaya Terbish, que conseguiu forçar três punições para a brasileira. Desse modo, a disputa ficou empatada em 1 a 1.
Nos 73kg, Guilherme de Oliveira fez luta equilibrada, porém acabou também sendo derrotado após levar o terceiro shido contra Enkhtur Jugdergarav. Assim, a Mongólia conseguiu virar disputa das quartas de final. Em seguida, outra medalhista de bronze entrou em combate, Kailany Cardoso enfrentou Yesui Darkhanbatbayar, mas acabou levando a virada. A brasileira saiu na frente com um waza-ari, mas levou empate com golpe da mongol, que depois aplicou uma chave de braço e venceu a luta.
Jesse Barbosa, nos 90kg, deu sobrevida ao Brasil, vencendo por ippon com 1 minuto de luta Jangarai Nergui. Porém Enya Pires, nos +78kg, acabou sofrendo contra Khuslen Otgonbayar, que aplicou um waza-ari e em sequência conseguiu imobilização. Com o ippon confirmado para a adversária, o Brasil fechou disputa com placar de 4 a 2, sem avançar para bloco final da competição por equipes.
Brasil fecha Mundial com três bronzes
Com a eliminação do Brasil na disputa por equipes, a delegação termina o Campeonato Mundial com três pódios, com medalhas de bronze conquistadas por mulheres. A primeira foi Clarisse Ribeiro, na categoria 48kg, em seguida Bianca Reis, nos 57kg, conquistou segundo bronze no terceiro dia de disputas. E por fim, Dandara Camilo fechou pódios do brasil com bronze nos 78kg.