Siga o OTD

Judô

Dandara Camilo ganha terceiro bronze do Brasil no Mundial Jr

Dandara Camilo derrotou russa na disputa de medalha e ficou com o bronze da categoria até 78kg no Mundial Júnior de judô

Dandara Camilo no Mundial Júnior de judô
(Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

O Brasil chegou a três medalhas no Campeonato Mundial Júnior de judô em Dushanbe, no Tajiquistão. Neste sábado (5), aconteceram as disputas das categorias pesadas, onde Dandara Camilo fez uma ótima campanha para levar a medalha de bronze na divisão até 78kg. O Brasil também ficou perto do pódio na acima de 78kg feminina, onde Olívia Oliveira terminou na quinta colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Disputas de bronze

Dandara Camilo iniciou sua participação na categoria até 78kg conseguindo dois waza-aris contra a indiana Shruti Uniyal. Em seguida, nas oitavas, ela derrotou a croata Lorena Perkovic por waza-ari e, nas quartas, passou pela tcheca Marie Kosnarova com dois waza-aris. O revés veio na semifinal, onde a brasileira perdeu para a colombiana Brenda Olaya (que acabou ficando com o título) por dois waza-aris.

Na disputa do bronze, Dandara Camilo teve como adversária a russa Polina Iudina. A brasileira começou bem no combate, tentando usar a luta de chão para pontuar. Com um golpe suave, Dandara conseguiu um waza-ari para ficar em vantagem e seguir controlando a luta. Nos segundos finais, ela conseguiu projetar as costas de Iudina no chão para conseguir o ippon e levar o bronze.

Na categoria acima de 78kg, Olivia Oliveira iniciou sua participação aplicando dois waza-aris na georgiana Nino Papidze pelas oitavas de fina. Em seguida, ela derrotou a croata Marcelina Vranjes por ippon. Mas na semifinal, a brasileira perdeu para a sul-coreana Lee Hyeonji por dois waza-aris, indo para a disputa do bronze. Na luta por medalha, Olívia mal teve tempo de respirar contra Yamaguchi Chihiro do Japão. Com oito segundos de luta, a japonesa aplicou um uchi-mata para projetar Olívia Oliveira e conseguir o ippon.

Sem medalhas no masculino

No masculino, o Brasil teve três atletas no dojo neste sábado no Mundial Júnior de judô. Na até 100kg, André Kramer venceu o indiano Krish Rakholiya por ippon, mas perdeu nas oitavas de final para o húngaro Mate Lakos por waza-ari. Já Matheus Guimarães perdeu na estreia para o francês Fares Mekhoukh após receber três shidos.
Na categoria acima de 100kg, Andrey Coelho foi o representante do Brasil. Na primeira rodada, ele derrotou o alemão Mortaza Suha nas punições. Mas nas oitavas, Andrey perdeu por dois waza-aris para o turco Ibrahim Tataroglu.


Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô