Siga o OTD

Judô

Brasil passa o terceiro dia do Mundial Jr de judô sem medalhas

Kaillany Cardoso, Luan Almeida e Jesse Barbosa ficam fora da disputa por medalhas no Mundial Júnior de judô no Tajiquistão

Kaillany Cardoso no mundial júnior de judô, Tajiquistão
Kaillany Cardoso no Mundial Júnior de judô do Tajiquistão (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Sem pódios para o Brasil no terceiro dia de competições do Mundial Júnior de Judô em Dushanbe, no Tajiquistão. Nesta sexta-feira (4), três judocas brasileiros foram aos tatames mas não conseguiram avançar até a disputa por medalha no torneio. Luan Almeida, de 19 anos, e Kaillany Cardoso, de 20, foram os atletas que chegaram mais longe, ficando no 7º lugar de suas respectivas categorias.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Perto do pódio

Atual número 54 do ranking mundial seniors da categoria até 70kg feminino, Kaillany Cardoso começou a trajetória no Mundial Júnior de judô pegando bye na primeira rodada. Em seguida, passou pela croata Jana Cvjetko com dois waza-ari. Na sequência, derrotou Alina Moldokulova, do Quirguistão, desta vez com um waza-ari. Valendo vaga para a semifinal da categoria, a judoca brasileira acabou perdendo para a japonesa Rin Maeda, no Golden Score, por imobilização (osae-komi). Por fim, na repescagem, Kaillany foi derrotada pela chinesa Huiting Yuan, por dois waza-ari.

Luan Almeida foi outro brasileiro que chegou perto da disputa por medalhas no Tajiquistão. Assim como Cardoso, ele avançou diretamente para a segunda rodada eliminatória da categoria até 81kg masculino. Por lá, derrotou o cazaque Dosbol Balgabay com um waza-ari. Em seguida, passou por Agajan Ayhanov, do Turcomenistão, que já ocupa o 169º lugar do ranking mundial seniors da categoria. A vitória veio por dois waza-ari.

Para a luta final da chave A, Luan Almeida enfrentou o atleta da casa Sunatullo Musoev, que é o atual número 386 do ranking mundial. Em uma luta extremamente equilibrada, o judoca brasileiro acabou perdendo ao levar três shidos, dois deles durante o Golden Score. O adversário também sofreu duas punições e ainda teve outro shido cancelado pela arbitragem. Na repescagem, então, Luan enfrentou outro atleta do Tajiquistão, Muhammad Yusufzoda. O judoca da casa aplicou um waza-ari no primeiro minuto do confronto. Na sequência, o brasileiro cometeu uma infração grave (hansoku-make) e foi eliminado.

Jesse para na 3ª rodada

Jesse Barbosa foi o terceiro brasileiro a competir no dia, na categoria até 90kg masculino. Ele estreou com uma vitória relâmpago em 10 segundos sobre o egípicio Aly Abdelaal, por ippon. Em seguida, passou por Micha Welter, de Luxemburgo, com dois waza-ari. No entanto, acabou caindo nas oitavas de final diante do uzbeque Alisher Samanov, que viria a ser medalhista de bronze mais tarde. Jesse sofreu um waza-ari faltando um minuto e meio para o fim do combate e não conseguiu reverter.

Resultados no Mundial Júnior

Até o momento, o Brasil já conquistou duas medalhas de bronze no Mundial Júnior de Judô em Dushanbe, no Tajiquistão. A primeira delas veio com Clarisse Ribeiro, de apenas 16 anos de idade, na categoria até 48kg feminino. O segundo pódio foi de Bianca Reis, que venceu a disputa contra a compatriota Beatriz Comanche na categoria até 57kg.

O torneio segue até este sábado (5), e contará com mais quatro categorias. Dandara Camilo (78kg), Enya Pires (+78kg) e Olivia Oliveira (+78kg) vão representar o Brasil no feminino, enquanto André Kramer (100kg), Matheus Guimarães (100kg) e Andrey Coelho (+100kg) serão os representantes masculinos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Judô