Sem pódios para o Brasil no terceiro dia de competições do Mundial Júnior de Judô em Dushanbe, no Tajiquistão. Nesta sexta-feira (4), três judocas brasileiros foram aos tatames mas não conseguiram avançar até a disputa por medalha no torneio. Luan Almeida, de 19 anos, e Kaillany Cardoso, de 20, foram os atletas que chegaram mais longe, ficando no 7º lugar de suas respectivas categorias.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Perto do pódio
Atual número 54 do ranking mundial seniors da categoria até 70kg feminino, Kaillany Cardoso começou a trajetória no Mundial Júnior de judô pegando bye na primeira rodada. Em seguida, passou pela croata Jana Cvjetko com dois waza-ari. Na sequência, derrotou Alina Moldokulova, do Quirguistão, desta vez com um waza-ari. Valendo vaga para a semifinal da categoria, a judoca brasileira acabou perdendo para a japonesa Rin Maeda, no Golden Score, por imobilização (osae-komi). Por fim, na repescagem, Kaillany foi derrotada pela chinesa Huiting Yuan, por dois waza-ari.
Luan Almeida foi outro brasileiro que chegou perto da disputa por medalhas no Tajiquistão. Assim como Cardoso, ele avançou diretamente para a segunda rodada eliminatória da categoria até 81kg masculino. Por lá, derrotou o cazaque Dosbol Balgabay com um waza-ari. Em seguida, passou por Agajan Ayhanov, do Turcomenistão, que já ocupa o 169º lugar do ranking mundial seniors da categoria. A vitória veio por dois waza-ari.
Para a luta final da chave A, Luan Almeida enfrentou o atleta da casa Sunatullo Musoev, que é o atual número 386 do ranking mundial. Em uma luta extremamente equilibrada, o judoca brasileiro acabou perdendo ao levar três shidos, dois deles durante o Golden Score. O adversário também sofreu duas punições e ainda teve outro shido cancelado pela arbitragem. Na repescagem, então, Luan enfrentou outro atleta do Tajiquistão, Muhammad Yusufzoda. O judoca da casa aplicou um waza-ari no primeiro minuto do confronto. Na sequência, o brasileiro cometeu uma infração grave (hansoku-make) e foi eliminado.
Jesse para na 3ª rodada
Jesse Barbosa foi o terceiro brasileiro a competir no dia, na categoria até 90kg masculino. Ele estreou com uma vitória relâmpago em 10 segundos sobre o egípicio Aly Abdelaal, por ippon. Em seguida, passou por Micha Welter, de Luxemburgo, com dois waza-ari. No entanto, acabou caindo nas oitavas de final diante do uzbeque Alisher Samanov, que viria a ser medalhista de bronze mais tarde. Jesse sofreu um waza-ari faltando um minuto e meio para o fim do combate e não conseguiu reverter.
Resultados no Mundial Júnior
Até o momento, o Brasil já conquistou duas medalhas de bronze no Mundial Júnior de Judô em Dushanbe, no Tajiquistão. A primeira delas veio com Clarisse Ribeiro, de apenas 16 anos de idade, na categoria até 48kg feminino. O segundo pódio foi de Bianca Reis, que venceu a disputa contra a compatriota Beatriz Comanche na categoria até 57kg.
O torneio segue até este sábado (5), e contará com mais quatro categorias. Dandara Camilo (78kg), Enya Pires (+78kg) e Olivia Oliveira (+78kg) vão representar o Brasil no feminino, enquanto André Kramer (100kg), Matheus Guimarães (100kg) e Andrey Coelho (+100kg) serão os representantes masculinos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK