O Brasil ganhou mais uma medalha no Mundial Júnior de Judô em Dushanbe, no Tajiquistão, nesta quinta-feira (3). Na categoria até 57kg, Bianca Reis e Beatriz Comanche se enfrentaram na disputa do bronze. Bianca levou a melhor e ganhou a segunda medalha brasileira da competição. Eduarda Bastos (63kg) e Guilherme de Oliveira (73kg) também competiram nesta quinta, mas foram eliminados nas oitavas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O caminho da medalha
O Brasil contou com duas atletas promissoras disputando os 57kg no Mundial Júnior: Bianca Reis e Beatriz Comanche. Bianca começou a competição com um grande vitória, ao superar na estreia a japonesa Shirakane Mio nas punições para avançar às oitavas de final. Na etapa seguinte, vitória por dois waza-aris sobre a espanhola Odalis Santiago. Mas Bianca Reis teve um revés nas quartas de final, com uma derrota por waza-ari para a chinesa Tao Yuying. Assim, ela precisou ir para a repescagem para brigar por uma medalha.
Beatriz Comanche começou o dia com três vitórias seguidas. Um triunfo nos shidos sobre Nam Yuri da Coreia do Sul, e vitórias por waza-ari na húngara Luca Veg e na espanhola Adriana Saez. Mas na semifinal, ela perdeu para a japonesa Honda Riko, que conseguiu dois waza-aris para superar a brasileira.
- Rio e Niterói oficializam candidatura aos Jogos Pan de 2031
- Emanuel Rego é indicado ao cargo de Diretor Geral do COB
- Dueto do nado artístico questiona escolhas da confederação
- Goiás bate São José e soma terceira vitória na Superliga
- São Paulo fecha o calendário 2024 com o SLS Super Crown
No quadro da repescagem, Bianca Reis conseguiu um ippon para ganhar de Fidan Alizada, do Azerbaijão. Assim, foi definido um duelo brasileiro pela medalha de bronze. No confronto direto, Bianca Reis conseguiu um waza-ari para vencer a colega de seleção brasileira e garantir o lugar no pódio.
Guilherme e Eduarda param nas oitavas
Na categoria até 73kg masculina, Guilherme de Oliveira começou sua campanha no Mundial Júnior com vitória por dois waza-aris sobre Artak Torosyan, da Armênia. Nas oitavas de final, o adversário foi Renat Croitoru, da Moldávia. Guilherme até saiu na frente do placar com um waza-ari. Mas o moldávio conseguiu um ippon para reverter o resultado e avançar de fase.
Nos 63kg feminino, a representante brasileira foi Eduarda Bastos. Na primeira rodada, ela conseguiu uma vitória por waza-ari sobre a austríaca Franziska Schlogel. Mas nas oitavas, Eduarda recebeu três shidos e foi eliminada pela italiana Sara Corbo.