O Brasil ganhou duas medalhas no Grand Prix de Zagreb de judô neste sábado (14). Na categoria até 81kg masculina, Gabriel Falcão ganhou a medalha de prata após perdeu uma final acirrada contra Victor Sterpu, da Moldávia. No feminino, Nauana Silva levou o bronze nos 63kg, enquanto Kaillany Cardoso terminou em quinto lugar nos 70kg.
- Natalia e Jay fazem PB em abertura do Ephesus Cup
- Dia de derrotas do Brasil no tênis em CR do Australian Open
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
Com apenas 21 anos, Gabriel Falcão é um dos nomes mais promissores do judô brasileiro para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028. Na final em Zagreb, ele enfrentou Victor Sterpu, da Moldávia. A luta foi intensa, com várias boas entradas dos dois atletas. Gabriel conseguiu inicialmente um waza-ari, mas a pontuação foi posteriormente retirada pelo árbitro. Em seguida, foi Sterpu quem conseguiu o waza-ari para ficar em vantagem.
Após uma imobilização que durou 10 segundos, Gabriel Falcão conseguiu um waza-ari para empatar a luta. Mas faltando 15 segundos para o fim do tempo regulamentar, o moldávio conseguiu contra-atacar um golpe do brasileiro para conseguir o seu segundo waza-ari para encerrar a luta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Como foi a campanha:
Gabriel Falcão iniciou sua campanha em Zagreb enfrentando Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte. O brasileiro foi melhor na luta e ganhou o combate com um waza-ari. Em seguida, nas oitavas de final, Falcão venceu o georgiano Kote Kapanadze após o adversário receber três shidos. Nas quartas de final, mais uma vitória por waza-ari, dessa vez sobre o francês Tom Libert. Na semifinal, a luta contra o tcheco Adam Kopecky foi mais equilibrada, mas o brasileiro conseguiu forçar duas punições no adversário. No golden score, Gabriel Falcão finalizou o combate com um waza-ari para garantir sua vaga na final.
Outras categorias
No feminino, duas brasileiras chegaram no bloco final, disputando o bronze. Nauana Silva estreou na categoria até 63kg com uma vitória sobre Dilbara Kizi, da Sérvia, nas punições. Mas nas quartas de final, foi ela quem tomou três punições para perder para a japonesa Yamaguchi Kirari. Na caminhada para o bronze, ela venceu a francesa Gaaetane Deberdt novamente após três shidos da adversária. Na luta valendo o bronze, Nauana enfrentou Geke Van den Berg, da Holanda e conseguiu um waza-ari para terminar a competição em terceiro lugar.
Na categoria até 70kg, Kaillany Cardoso venceu Nika Koren, da Eslovênia, por ippon. Em seguida, nas quartas, ela perdeu para a japonesa Tanaka Shiho, após a adversária conseguir um waza-ari e um ippon. Na repescagem, Kaillany venceu a polonesa Katarzyna Sobierajska por ippon para chegar na disputa da medalha. Mas a brasileira acabou superada pela croata Lara Cvjetko, que conseguiu dois waza-aris para encerrar o combate.
Nos 73kg masculino, o Brasil contou com dois representantes, mas ambos caíram na estreia. Michael Augusto perdeu por waza-ari para o croata Robert Klacar, enquanto Vinicius Ardina foi superado por ippon pelo israelense Yehonatan Elbaz.