Willians Araújo conquistou sua primeira medalha de ouro paralímpica da carreira neste sábado (7). O judoca multimedalhista fez uma campanha excepcional na categoria +90kg J1 para sair com o título de Paris-2024. O feito coroou um ciclo perfeito do atleta e expurgou fantasmas da Paralimpíada passada.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, Willians Araújo acabou derrotado na primeira luta e fechou sem pódio logo depois do vice-campeonato na Rio-2016. Diferentemente de Paris, o judoca chegou à capital japonesa retornando de vários problemas físicos, que também abalaram seu psicológico.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
“Foi o momento mais difícil da minha vida como atleta. No ciclo para Tóquio, no dia 8 de março de 2019, rompi o ligamento cruzado e o menisco do joelho esquerdo. Fiz cirurgia, voltei, fui campeão brasileiro, campeão das Américas, campeão do Germano Open e fui participar no campeonato de judô regular no Rio de Janeiro. Lá acabei me lesionando e depois fechou tudo por causa da pandemia”, lembrou Willians.
“Tive que fazer cirurgia e realmente foi um ciclo muito difícil. Eu não consegui chegar em Tóquio no meu melhor momento. Mas é isso, desce a raiva de todas as coisas. Há três anos atrás, eu estava chorando porque voltei para casa sem uma medalha e, oito anos depois do Rio, estou aqui: campeão paralímpico”, completou.
Colhendo frutos
No ciclo para os Jogos Paralímpicos Paris, Willians somou títulos no Campeonato Mundial de 2022, Jogos Mundiais da IBSA 2023 e do Pan-Americano de 2022. De Tóquio até a capital francesa, o judoca fez 51 lutas e só saiu derrotado de quatro delas.
“Isso é a concretização de um trabalho e eu só tenho que agradecer as pessoas que trabalham comigo, que estão lado a lado comigo, porque eu passei por duas cirurgias difíceis e esses caras fizeram com que voltasse a sonhar no alto rendimento. Esses caras fizeram com que chegasse até aqui hoje e fosse campeão paralímpico”, comemorou Willians lembrando do seu sensi, médico e fisioterapeuta.
Mental de campeão
Assim como aconteceu durante os últimos três anos, Willians Araújo dominou todos os seus adversários na campanha para o título em Paris-2024. Com vitórias rápidas e sem deixar os oponentes respirarem, a sua confiança dentro do tatame impressionou. Ele revelou o que mentalizou o dia inteiro para sair com o ouro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Por acaso no YouTube, acabei conhecendo um cara chamado Douglas Viegas. Eu vi muitos vídeos dele e teve muitas coisas que tocou em mim. E uma das frases que ele fala lá e eu estava repetindo hoje o dia inteiro. Se você acha que vai perder, você está certo. Se você acha que vai ganhar, você também está certo. Você escolhe. Eu escolhi ganhar, escolhi dar o meu melhor, escolhi sair daqui campeão Paralímpico”, disse afirmou.