Sainte-Geneviève-des-Bois – O judô brasileiro escolheu a pequena comuna francesa de Sainte-Geneviève-des-Bois para realizar seu período de aclimatação antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Localizada a 24km da capital francesa, a cidade tem sido parceira da modalidade há quase duas décadas e abriu suas portas mais uma vez nesta temporada. O local vive o clima de receptividade e se “pintou” de verde e amarelo para acolher os atletas brasileiros.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Logo na entrada da comuna, que conta com uma população de pouco mais de 35 mil habitantes, há algumas referências aos Jogos Olímpicos e à presença brasileira no local. Há os aros olímpicos e um cartaz com fotos de todos os 13 judocas brasileiros que estarão em Paris-2024, informando que eles estão realizando a aclimatação olímpica no local. Além disso, também há um jardim de flores podado na forma da bandeira do Brasil.
- Após Basel, Yuri Mansur conquista mais um prêmio na Europa
- Flamengo atropela o Pinheiros fora de casa pelo NBB
- Marcus Pinto avança nas poules, mas é eliminado no mata-mata
- Luís Britto é vice nas duplas do Challenger de Buenos Aires
- Cauê Miota fica em 28° lugar na Copa América de Skeleton
Os treinos em Sainte-Geneviève-des-Bois acontecem no SGS Judo, que também realizou uma decoração especial para acolher os atletas brasileiros: há cartazes de boas-vindas e bandeirinhas verdes e amarelas ao longo na entrada. Alguns treinos também foram abertos ao público, que compareceu em bom número. Nesta terça-feira (23), por exemplo, os brasileiros treinaram com a “torcida” de pequenas crianças, que portaram bandeiras do Brasil e da França.
“Essa cidade é muito gostosa, recebeu bem a gente desde a primeira vez. O hotel é maravilhoso, o centro é incrível, o tatame é ótimo e as pessoas são super amorosas e amigáveis. É importante vir para cá porque ficamos mais afastado e não no centro de tudo. Então, a concentração fica melhor. Dá para descansar, relaxar e focar mais ainda”, disse Beatriz Souza, três vezes medalhista mundial.
O judô brasileiro em Paris
A seleção brasileira de judô que disputará os Jogos Olímpicos de Paris-2024 conta com Natasha Ferreira (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Michel Augusto (60kg), Willian Lima (66kg), Daniel Cargnin (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg).
Cada judoca irá para a Vila Olímpica somente dois dias antes de sua competição. No caso dos ligeiros Natasha e Michel, eles retornarão para o Brasil logo após suas disputas, que acontecerão no sábado (27). Enquanto isso, os demais atletas seguirão em Paris até a competição por equipes mistas, que ocorrerá em 3 de agosto.