Sainte-Geneviève-des-Bois – Mayra Aguiar não participou do primeiro treino dos pesos médios e pesados da seleção brasileira de judô na aclimatação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que aconteceu nesta terça-feira (23), em Sainte-Geneviève-des-Bois, localizado a 24km da capital francesa. De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), ela está bem e ficou no hotel da equipe fazendo um trabalho físico após uma longa viagem realizada na véspera. A judoca deve participar do treino desta tarde.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Atleta da categoria até 78kg, Mayra Aguiar fez parte da segunda leva da delegação brasileira de judô que viajou à França. O grupo, que contou também com Ketleyn Quadros (63kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Silva (+100kg), desembarcou em Paris na tarde de segunda-feira (22), mas só chegou em Sainte-Geneviève-des-Bois, local onde a seleção faz sua aclimatação antes dos Jogos, pela noite.
Por conta dos desgaste da viagem, a peso meio-pesado não se sentiu à vontade para participar do primeiro treino da equipe, na manhã desta terça-feira, e ficou no hotel realizando trabalho de recuperação física, que envolveu massoterapia. A expectativa é de que ela participe das atividades no SGS Judo Club já na tarde desta terça-feira.
Ciclo diferente do habitual
Medalhista de bronze nas últimas três edições olímpicas, Mayra viveu um ciclo diferente após Tóquio-2020. Aos 32 anos de idade, ela competiu muito pouco ao longo dos últimos três anos, escolhendo apenas eventos estratégicos para participar. No entanto, quando esteve em ação, foi muito bem. Ela competiu dez vezes no ciclo, tendo ido ao pódio em nove oportunidades, que incluíram o título mundial de 2022.
A última competição de Mayra foi em dezembro do ano passado, quando foi campeã do fortíssimo Grand Slam de Tóquio. A judoca chega credenciada para mais uma medalha olímpica em Paris-2024. Ela está blindada. Além de não competir, também não concedeu entrevistas à imprensa e nem tem aparecido em imagens de treinos.
Aclimatação em Sainte-Geneviève-des-Bois
Sem Mayra, o primeiro treino da seleção brasileira “completa” em Sainte-Geneviève-des-Bois contou com 12 nomes: Natasha Ferreira (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Beatriz Souza (+78kg), Michel Augusto (60kg), Willian Lima (66kg), Daniel Cargnin (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg).
Os atletas do judô vão aos poucos para Paris. Eles entrarão na Vila Olímpica apenas dois dias antes de suas lutas. No caso dos pesos ligeiros, retornarão para o Brasil logo após suas competições, que acontecerão no sábado (27). Já os demais pesos ficarão em Paris para a disputa por equipes, que acontecerá em 3 de agosto.