O Estado de São Paulo finalizou o primeiro dia do Campeonato Brasileiro Sub-18 de judô em primeiro lugar no número de medalhas de ouro. E o naipe feminino foi o maior responsável por isso com quatro campeãs: Juliana Yamazaki, na categoria até 44kg, Aline Santos (-57kg), Lívia Resende (-63kg), e Carolina Marcon (-70kg). No masculino, Fernando Mitsuda (-60kg) também subiu ao topo do pódio pela Federação Paulista (FPJudô). O evento acontece no Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro.
Ainda no ranking de medalhas de ouro, o segundo colocado da abertura do Brasileiro Sub-18 foi o Estado de Minas Gerais. Com equilíbrio entre os dois naipes, os homens foram campeões com José Neves Filho (-66kg) e Tiago Carvalho (-81kg). Já entre as mulheres, as conquistas foram de Clarice Ribeiro (-48kg) e Olivia Oliveira (+70kg), somando quatro no total. O Rio de Janeiro aparece em terceiro entre os que mais subiram ao topo do pódio, com Victor Silva (-55kg) e Thayllor Alves (-90kg).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mais cinco Estados fizeram vencedores no início do Brasileiro Sub-18. Entre os homens, Diego Costa, da Paraíba, ganhou na categoria -50kg, Elias Moreira Neto, do Mato Grosso do Sul, levou a melhor na -73kg, e Luís Oliveira, do Sergipe, ficou com o ouro na +90kg. Já no feminino, o Amazonas fez uma campeã com Ana Sena na -40kg e o Distrito Federal subiu ao topo do pódio com Nicole Marques na -52kg. Ao fim dos combates, São Paulo, no feminino, e Rio de Janeiro, no masculino, sagraram-se campeões gerais.
Campeões no quadro de medalhas
Somando todas as medalhas, a equipe da Federação Paulista de Judô arrematou quatro ouros, uma prata e cinco bronzes nas categorias femininas para ficar com o lugar mais alto do pódio. “Eu fiz quatro lutas muito fortes e tentei me dedicar e me concentrar ao máximo. Na final, fui pro golden score e, mesmo estando cansada, procurei continuar firme e focada. Era a última e eu tinha que dar meu melhor. Isso me deixa muito feliz, porque estou disputando a vaga pro Mundial”, comemorou Aline Santos (-57kg).
- Lorrayna vê duelo com Conegliano como ‘oportunidade e desafio’
- Márcio Santos é MVP em vitória do Ulm na Eurocup
- João Fonseca vira contra Fils e vence na estreia do Next Gen Finals
- Rodrigo Hanada é bronze no boulder na Copa Sul-Americana
- Augustinho Teixeira fica em 29º lugar em Copper Mountain
Completando o pódio feminino do Brasileiro Sub-18 por estados, Minas Gerais ficou em 2º lugar, Distrito Federal em 3º, Amazonas em 4º e Rio de Janeiro em 5º lugar. Já no masculino, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) liderou o quadro de medalhas. O anfitriã do evento conquistou dois ouros, três pratas e três bronzes. Completaram o pódio na disputa entre os homens os estados de Minas Gerais (2º), São Paulo (3º), Mato Grosso do Sul (4º) e Paraíba (5º).
“Foi uma sensação muito boa, porque desde 2019 eu estou tentando esse título de bicampeão brasileiro. É uma conquista muito grande, estou muito feliz de ser campeão dentro de casa. Na final, quando começou a revisão [do ippon], eu fiquei bem apreensivo, mas quando confirmou fiquei aliviado em saber que tinha atingido meu objetivo de sair campeão”, disse Thayllor Alves (-90kg). O Brasileiro Sub-18 segue neste domingo (30), com a competição por equipes mistas. O evento começa às 10h (horário de Brasília).