A seleção brasileira de judô inicia um período de treinamentos para os Jogos Olímpicos de Paris no Ginásio Henrique Villaboim, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Dos 13 convocados, apenas Mayra Aguiar optou por permanecer com uma programação individual na Sogipa, em Porto Alegre. O atleta mais jovem da seleção olímpica, Michel Augusto (SESI-SP), de apenas 19 anos, vai se apresentar nesta quarta-feira (26), dia reservado para uma atividade física na academia.
Os treinos seguem até a próxima sexta-feira (28) e uma parte do time ainda vai realizar mais um treinamento de campo antes da viagem para Paris, marcada para o dia 18 de julho. A atividade será realizada na Espanha, em Benidorm, e contará apenas com seis atletas: Ketleyn Quadros (63kg), Michel Augusto (60kg), Daniel Cargnin (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).
Novos nomes
Nesta segunda-feira (24), Confederação Brasileira de Judô recebeu um ofício da Federação Internacional de Judô, confirmando os nomes de todos os atletas elegíveis para a Olimpíada. Além dos 11 já anunciados anteriormente pela CBJ, a lista final do ranking olímpico confirmou as classificações da paranaense Natasha Ferreira, na categoria ligeiro feminina (48kg), e da medalhista olímpica Ketleyn Quadros, na categoria meio-médio feminina (63kg).
“Minhas expectativas são as melhores possíveis já que participar da Olimpíada é um marco para qualquer atleta. Eu venho me preparando para entrar competitiva. Eu fiquei muito feliz com essa convocação oficial já que é um alívio muito grande. É um orgulho defender o meu país, uma preparação com muitas competições. Tivemos o maior número de torneios nesta reta final e foi um calendário apertado que nos fez viajar muito”, ressalta Ketleyn, a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em um esporte individual na Olimpíada.
Ketleyn conseguiu entrar pelo critério de cota continental e Natasha entrou pela cota continental realocada, herdando uma das vagas não utilizadas por outro continente.
“Eu vou buscar uma medalha independente de ser a minha primeira Olimpíada. Estou treinando para isso e acredito que os Jogos não são somente no tatame. É uma preparação intensa que envolve muita coisa como uniforme, back number olímpico, a Vila dos atletas…tudo é muito legal”, conclui Natasha Ferreira.
O judô brasileiro terá representação em 13 das 14 categorias individuais e também o time completo na prova por equipe mista, que contará com 19 times. Apenas o Japão, maior potência mundial no judô, e a anfitriã França, que tem todas as vagas garantidas como país-sede, terão judocas nas 14 categorias.
Equipe de apoio
A seleção brasileira de judô terá uma equipe de apoio em Paris com 20 atletas. Os escolhidos estão no sub-21 ou em processo de transição das categorias de base para o sênior e tem como principal função a ajuda nos treinos que antecedem a competição em Sainte-Geneviève-des-Bois, local escolhido para a aclimatação antes os dias 20 e 31 de julho.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Já a competição da modalidade nos Jogos Olímpicos vai de 27 de julho a 4 de agosto, com sete dias de disputas individuais e um de equipes mistas. O judô é a modalidade com o maior número de medalhas conquistadas pelo Time Brasil em Jogos Olímpicos. Ao todo, são 24 pódios, sendo 4 de ouro, 3 de prata e 17 de bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Confira a lista completa dos convocados para os Jogos de Paris:
Masculino
Willian Lima (-66kg)
Daniel Cargnin (-73kg)
Guilherme Schimidt (-81kg)
Rafael Macedo (-90kg)
Leonardo Gonçalves (-100kg)
Rafael Silva (+100kg)
Michel Augusto (-60kg)
Feminino
Larissa Pimenta (-52kg)
Rafaela Silva (-57kg)
Mayra Aguiar (-78kg)
Beatriz Souza (+78kg)
Natasha Ferreira (-48kg)
Ketleyn Quadros (-63kg)