Medalha de ouro em Tóquio-2020 e prata na Rio-2016, além de bicampeã mundial do judô paralímpico, Alana Maldonado é a convidada do novo episódio do Sem Limites.
Durante o programa, Alana Maldonado falou sobre o seu início no esporte. Apoiada pela família, especialmente pelos avós, ela chegou a se mudar para a cidade de Caçador, em Santa Catarina, para jogar futebol no Kindermann. Uma grave fratura na perna fez ela mudar de planos e voltar para o judô, que foi seu primeiro esporte numa academia em que a avó trabalhava.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mas, ela imaginou que teria que largar o sonho de se tornar uma atleta, quando descobriu a doença que lhe deixou deficiente visual. Mas, ela descobriu o judô paralímpico e começou a competir em 2015. Pouco mais de um ano depois, foi medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Rio-2016.
Tudo, no entanto, não foram flores na caminhada da atleta, que sofreu bastante, especialmente na escola e na faculdade depois de ter descoberto a deficiência visual. No Sem Limites, ela detalhou as coisas que lhe aconteceram nessa época.
Perseverante e resiliente, Alana Maldonado superou tudo isso e conseguiu se dedicar ao esporte. Foi campeã mundial em 2018 e 2022, além de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020.
Em meio a tantas conquistas, Alana Maldonado também passou por muitas lesões, especialmente no joelho. Em 2022, teve um ano muito difícil, teve depressão e pensou, inclusive, em aposentar o quimono. Mas a judoca se recuperou de tudo isso e está se preparando com afinco para chegar a Paris em condições de brigar pelo bicampeonato paralímpico.
Sem Limites
O Sem Limites vai ao ar toda segunda-feira às 19h simultaneamente no TikTok, no Instagram, no YouTube e no Facebook do Olimpíada Todo Dia. Depois da exibição do episódio na íntegra, diversos cortes com os melhores momentos são postados nas redes sociais.
Assista outros episódios:
- Beatriz Ferreira – boxe
- Fernando Possenti – natação
- Vinícius Rodrigues – atletismo paralímpico
- Verônica Hipólito – atletismo paralímpico
- Ana Paula Rodrigues – handebol
- Bob Burnquist – skate
- Luiza Fiorese – vôlei sentado
- Caroline “Juma” Santos – taekwondo
Próximos programas:
- 24/06 – Poliana Okimoto – maratona aquática
- 01/07 – Leomon Moreno – goalball
- 08/07 – Diogo Hubner – handebol
- 15/07 – Ana Moser – vôlei