As disputas no Campeonato Mundial de judô de Abu Dhabi continuam! Na manhã desta terça-feira (21), mais quatro brasileiros estiveram presentes no evento. Já classificado para Paris 2024, Guilherme Schimidt (81kg) foi o judoca do Brasil que chegou mais longe hoje. No entanto, parou na terceira rodada classificatória.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
No total, a Confederação Brasileira de Judô levou 18 judocas ao Campeonato Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A competição é a última do Circuito Mundial IJF antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil já conta com 10 atletas garantidos nas Olimpíadas, e o foco neste Mundial é assegurar pontos que classifiquem mais quatro judocas à Paris.
O Campeonato Mundial distribui até 2.000 pontos no ranking de classificação aos Jogos Olímpicos. Esse total vai para os campeões e campeãs de cada uma das 14 categorias. Além disso, a prata ganha 1.400 e o bronze leva 1.000 pontos.
Não deu para Schimidt e Falcão
A categoria até 81kg masculina contou com a presença de dois judocas brasileiros. Entre eles, Guilherme Schimidt, que já está garantido em Paris 2024. O brasileiro aproveitou o torneio para medir forças contra possíveis adversários nas Olimpíadas. Atual número 4 do mundo, pegou ‘bye’ na primeira rodada da categoria de até 81kg. Na sua primeira disputa, então, venceu o duelo contra o eslovaco Nace Herkovic (99º), que teve três shidos (penalidades leves). No entanto, Schimidt caiu na luta seguinte contra o austriaco Bernd Fasching (81º), com um waza-ari-awasete-ippon.
Gabriel Falcão foi o outro judoca do Brasil a competir nesta categoria. O carioca é uma das grandes promessas do judô brasileiro, e foi para o mundial para ganhar mais experiência internacional e participar das disputas em equipe. Gabriel é o 76º no ranking, e enfrentou o egipico Abdelrahman Abdelghany (48º). Na luta, o brasileiro perdeu com um waza-ari.
Quedas precoces entre as mulheres
Ketleyn Quadros e Nauana Silva representaram o Brasil na categoria até 63kg. No entanto, ambas as judocas caíram na primeira rodada do torneio. Atual número 22 do mundo, Ketleyn Quadros perdeu contra a cubana Maylin Carvajal (24º) por um waza-ari. Por sua vez, Nauana Silva (33º) sofreu revés diante da croata Iva Oberan (21º). A derrota veio no ‘goldenscore’ com um waza-ari bem contestado pela brasileira. Além disso, vale lembrar que Nauana também teve um waza-ari cancelado minutos antes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK