Giovanna Santos foi a única brasileira a vencer uma luta no terceiro e último dia de disputas do Grand Slam de Astana de judô, no Cazaquistão, neste domingo (12). Atleta da categoria acima de 78kg, ela superou a estreia e caiu nas oitavas de final para a francesa Romane Dicko. Rafael Macedo e Marcelo Gomes também competiram, mas caíram ainda na estreia na categoria até 90kg.
- Mavericks perde novamente nos segundos finais e mantém o mau momento na NBA
- Flamengo atropela Botafogo em título na base feminina
- Eficiente, Minas vence União Corinthians e mantém topo do NBB
- Bauru vence Pinheiros e se mantém perto dos líderes do NBB
- Em final emocionante, São Paulo bate Fortaleza fora de casa
Fazendo sua terceira aparição internacional no ano, Giovanna Santos estreou vencendo a cazaque Aida Toishibekova, com dois waza-aris. Em seguida, enfrentou uma pedreira: Romane Dicko, líder do ranking mundial no peso pesado feminino. A francesa projetou a brasileira e conseguiu a vitória por ippon, confirmando seu favoritismo. Dicko seguiu na competição e, mais tarde, sagrou-se campeã.
Entre os outros brasileiros do dia, Rafael Macedo e Marcelo Gomes ficaram de bye na primeira rodada no peso médio masculino e caíram logo na primeira luta, pela fase de 16 avos. Atleta mais bem ranqueado da categoria, o olímpico Rafa perdeu para o mongol Altanbagana Gantulga ao sofrer três shidôs. Já Marcelo caiu diante do russo Yahor Varapayeu por ippon.
O Brasil conquistou duas medalhas em Astana: pratas com Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg). Este foi o último Grand Slam antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A partir de 19 de maio, se iniciará o Campeonato Mundial de judô, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, naquela que será a última competição do circuito antes do fim da corrida olímpica.