8 5
Siga o OTD

Judô

Brasil conquista seis medalhas no 2º dia do Pan-Americano

Judocas brasileiros conquistam dois ouros, uma prata e três bronzes e colocam o país na liderança do quadro de medalhas do Pan-Americano de Judô

No segundo dia de disputas do Aberto Pan-Americano de judô em Buenos Aires, na Argentina, o Brasil contou com sete representantes no tatame: Amanda Oliveira, Barbara Timo, Samanta Soares, Rochele Nunes, Istelina Silva, Leandro Guilheiro e Edu Ramos. Os judocas fecharam o dia com dois ouros, uma prata e três bronzes, fechando a competição com 4 ouros 2 pratas e 3 bronzes, liderando o quadro geral de medalhas da competição.

Na categoria 70kg feminino, Amanda Oliveira e Barbara Timo saíram vencedoras de suas respectivas chaves. Na semifinal, Amanda venceu a russa Alexandra Milovzorova, com um waza-ari e um ippon. Já Barbara superou Dunia Santo, de Honduras, com um ippon. Na final entre brasileiras, o ouro ficou com Timo ao vencer a compatriota por Ippon.

Samanta Soares, na categoria 78Kg, avançou direto à semifinal, quando foi superada por Vanessa Chala, do Equador, com um ippon. Disputando o bronze com a chilena Jacqueline Usnayo, a brasileira conseguiu o Ippon logo aos 21 segundos de luta e ficou com a medalha.

Na +78kg, Rochele Nunes avançou direto à semifina, e Istelina Silva venceu a única luta de sua chave, contra a argentina Amanda Bredeston, com um ippon. No confronto entre brasileiras na semi, Rochele venceu. Na final, a brasileira encarou Marlin Viveros, do Equador, e venceu por Ippon. Já na luta pelo bronze, Istelina mediu forças com a argentina Samantha da Cunha, e conseguiu a vitória também pelo golpe perfeito, ficando com a medalha.

Leandro Guilheiro e Edu Ramos, os únicos representantes homens do dia, na categoria 81kg, não venceram as lutas iniciais e foram à repescagem. Leandro foi superado por Luis Vegas, da Argentina, com um ippon. Já Edu venceu o americano Kell Berliner, também com um ippon, e disputou o bronze com o mexiano Samuel Ayala, vencendo ppor waza-ari e conquistando a medalha.

Mais em Judô