No terceiro e último dia de disputa do Grand Slam de Dushanbe, no Tajiquistão, o brasileiro Marcelo Gomes foi derrotado por judoca ex-campeão mundial e encerrou sua campanha na categoria até 90kg no sétimo lugar geral. Ele obteve a melhor campanha entre os atletas do Brasil no torneio, ao lado de Luana Carvalho (70kg).
Na capital do país asiático, Marcelo iniciou sua participação vencendo o sul-coreano Gwak Dong-han, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, por ippon. Depois, ele repetiu o desempenho contra o uzbeque Azizbek Avazmurodov e avançou às quartas de final. Porém, na sequência, o brasileiro perdeu para Muhammadjon Abdujalilzoda, judoca da casa que venceu a luta com um waza-ari.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Já na repescagem, tentando seguir vivo na briga pela medalha de bronze, Marcelo Gomes encarou o sérvio Nemanja Majdov, campeão mundial em 2017 e atual medalhista de ouro no Campeonato Europeu. O judoca de 23 anos anotou um waza-ari no confronto, mas viu o seu rival pontuar duas vezes e ficar com a vitória. Mais tarde, na categoria até 90kg, o russo Mansur Lorsanov terminou com o ouro em Dushanbe, derrotando o tcheco David Klammert na grande final. Muhammadjon Abdujalilzoda, do Tajiquistão, e Han Ju-Yeop, da Coreia do Sul, completaram o pódio.
No momento, Marcelo ocupa a 37ª colocação no ranking olímpico da categoria, com 1503 pontos acumulados. Dentro da zona de classificação aos Jogos de Paris-2024, o Brasil possui o judoca Rafael Macedo, que hoje se encontra na 10ª posição (3725 pontos). Bronze no Campeonato Pan-Americano e da Oceania no final de abril, ele brigará para ser cabeça de chave no evento multiesportivo até o fechamento da corrida olímpica, em junho.