O Brasil segue sem medalhas no Grand Slam de Dushanbe de judô no Tajiquistão. Neste sábado (4), quatro judocas brasileiras competiram nas categorias até 63kg e 70kg feminino. O melhor resultado veio com Luana Carvalho, na -70kg, com a brasileira terminando em sétimo lugar após perder na primeira rodada da repescagem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Luana Carvalho começou bem sua campanha no Grand Slam de Dushanbe, vencendo Nyam Batsuuri, da Mongólia, por ippon na primeira rodada. Em seguida, ela ganhou da alemã Giovanna Scoccimarro por waza-ari para avançar na chave. Mas nas quartas de final, Luana perdeu por ippon para a britânica Katie Yeats-Brown, indo para a repescagem. Na luta seguinte, a brasileira foi eliminada após receber três shidos contra Kelly Petersen, também da Grã-Bretanha, encerrando sua campanha no Tajiquistão.
As outras representantes do Brasil perderam logo na primeira rodada do Grand Slam de Dushanbe. Na 70kg, Ellen Froner perdeu para Katarzyna Sobierajska, da Polônia, após tomar dois golpes para waza-ari. Nos 63kg, Nauana Silva caiu diante da croata Katarina Kristo, enquanto Gabriella Matena perdeu para a mongol Gankhaich Bold. Ambas perderam por waza-ari.
Corrida olímpica
Atualmente, a única categoria do judô onde o Brasil não teria uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris é os 70kg feminino. Com o resultado no Tajiquistão, Luana Carvalho sobe para o 25º lugar no ranking olímpico com 2060 pontos. No momento, a última vaga iria para a húngara Szabrina Gercsak, que está duas posições na frente de Luana com 2237 pontos. Luana ainda terá chances de somar pontos no Grand Slam do Cazaquistão na próxima semana e no Campeonato Mundial, que acontece entre os dias 19 e 244 de maio em Abu Dhabi. Já na -63kg, o Brasil no momento estaria classificado com a medalhista olímpica Ketleyn Quadros, que optou por não competir em Dushanbe.