A Confederação Brasileira de Judô anunciou, nesta quinta-feira (4), a primeira lista de judocas pré-convocados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Assim, a lista foi divulgada em evento realizado no Centro de Treinamento do Time Brasil, apresentando os nomes dos 10 convocados. Dentre eles, os medalhistas olímpicos Rafael Silva, Daniel Cargnin, Rafaela Silva e Mayra Aguiar.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Este anúncio da convocação aconteceu com três meses de antecedência e faz parte de uma estratégia adotada pela CBJ para aliviar a pressão em cima dos judocas brasileiros. Dessa forma, os atletas do Time Brasil poderão focar exclusivamente na preparação para as Olimpíadas de Paris.
Por fim, os atletas convocados deveriam atender aos critérios adotados pela confederação. São eles: estar na zona de classificação, com chances reais de manutenção da mesma ao término dos eventos classificatórios; ou já ter estado na zona de classificação com chances reais de alcançá-la ao término dos eventos classificatórios. Ademais, não pode haver disputa direta pela vaga.
Confira a lista oficial dos representantes do Time Brasil em Paris:
Masculino
– Willian Lima (8º na categoria até 66 kg)
– Daniel Cargnin (7º na até 73 kg)
– Guilherme Schmidt (6º na até 81 kg)
– Rafael Macedo (13º na até 90 kg)
– Leonardo Gonçalves (8º no até 100 kg)
– Rafael Silva (14º na +100 kg)
Feminino
– Larissa Pimenta (10ª na até 52 kg)
– Rafaela Silva (8ª na até 57 kg)
– Mayra Aguiar (9ª na até 78 kg)
– Beatriz Souza (4ª na +78 kg)
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além disso, vale ressaltar que ainda existem vagas em disputa em outras categorias do judô, como no caso de Matheus Takaki (27º na categoria até 60 kg), e Michel Augusto (30º). Dessa forma, a segunda convocação da equipe para as Olimpíadas de Paris acontecerá após o Mundial 2024, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), entre 19 e 23 de maio.