O Brasil conquistou três medalhas no primeiro dia do Grand Prix de Antalya de judô paralímpico, nesta segunda-feira (1º), na Turquia. Foram duas pratas, com Rosi Andrade (48kg J1) e Elielton Oliveira (60kg J1), e um bronze, com Thiego Marques (60kg J2). A competição é a penúltima que conta pontos para o ranking que define os classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Atual líder do ranking mundial, Rosi Andrade fez sua estreia na temporada internacional com um pódio. A potiguar de 26 anos derrotou a indonésia Larassati Novia na estreia e a alemã Anna Muller até chegar na final. Valendo o ouro, acabou vencida pela turca Ecem Cavdar e ficou com o vice-campeonato. “Mais um degrau, mais uma etapa. Não é o objetivo final, até porque estamos rumo a Paris, e é lá que vou buscar o ouro”, disse Rosi.
Outro que também já está com a classificação paralímpica bem encaminhada é o manauara Elielton Oliveira, que foi prata pela segunda vez na temporada, repetindo o desempenho que teve em Heidelberg. O atleta de 27 anos venceu o cazaque Murat Madinov, o indonésio Junaedi e o argelino Abdelkader Bouamer antes de cair para o indiano Kapil Parmar na final.
Por fim, Thiego Marques levou o bronze na Turquia com uma camapnha de três vitórias. Ele venceu o azeri Vulgar Shirinli na estreia, mas perdeu do ucraniano Davyd Khorava nas quartas. O paranaense de 25 anos precisou ir à repescagem, onde venceu o quirguiz Alikhan Dzhumagulov e o georgiano Zurab Zurabiani para conquistar a medalha. Foram pontos importantes para Thiego, uma vez que ele stá no limite da zona de classificação para Paris-2024.
Mais Brasil
Outros dois brasileiros competiram neste primeiro dia do Grand Prix de Antalya de judô paralímpico. Lúcia Araújo (57kg J2) e Harlley Arruda (73kg J1) estiveram em ação, mas não avançam às disputas por medalhas. Oito atletas do Brasil lutarão no segundo dia, nesta terça-feira (02): Larissa Silva (57kg J1), Brenda Freitas (70kg J1), Alana Maldonado (70kg J2), Érika Zoaga (+70kg J1), Rebeca Silva (+70kg J2), Marcelo Casanova (90kg J2), Wilians Araújo (+90kg J1) e Sérgio Júnior (+90kg J2).
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)