O judô brasileiro encerrou sua participação no Grand Slam de Antalya com dois quintos lugares. Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg) perderam as disputas de bronze em suas respectivas categorias, neste domingo (31), e acabaram sem medalha. Rafael Macedo (90kg) parou na repescagem e foi sétimo colocado. Assim, o Brasil fechou a competição com dois pódios.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Leonardo Gonçalves entrou na competição de forma direta na segunda rodada, vencendo o cazaque Adilet Sapargaliyev por ippon. Nas oitavas de final, ele passou pelo tadjique Dzhakhongir Madzhidov depois que o adversário recebeu três shidôs. Nas quartas, Leo conseguiu sua principal vitória, contra o japonês Aaron Wolf, campeão olímpico em Tóquio-2020, com um waza-ari.
Apesar da grande vitória, Leonardo não conseguiu demonstrar o mesmo ímpeto na sequência da competição. Pela semifinal, ele sofreu um ippon do canadense Shady Elnahas com apenas 16 segundos de luta. Assim, foi para a disputa de terceiro lugar, onde acabou derrotado pelo mongol Gonchigsuren Batkhuyag com um ippon sofrido a três segundos do fim.
Apesar de não ter conquistado a medalha, Leonardo Gonçalves encaminhou sua vaga para Paris-2024. Ele somou 200 pontos no ranking olímpico com a campanha e abriu mais de mil pontos de distância para o compatriota Rafael Buzacarini, que caiu cedo no Grand Slam de Antalya. Rafa chegou a vencer uma luta, mas caiu na segunda rodada da competição turca.
Baby supera repescagem, mas não medalha
Um dos cabeças de chave, Rafael Silva (+100kg), venceu duas lutas até chegar nas quartas de final. Primeiro, passou pelo montenegrino Anto Dubreta, por ippon. Em seguida, derrotou o estoniano Karl Turk por hansokumake, depois que o brasileiro conseguiu um waza-ari. Já nas quartas, Baby perdeu para a lenda francesa Teddy Riner ao receber três shidôs em apenas 1min32s.
Assim, Baby foi para a chave de repescagem, onde venceu o finlandês Martti Puumalainen, nos shidôs, e pôde avançar à disputa pela medalha. Por lá, encarou o russo Valeriy Endovitskiy e perdeu com um waza-ari na reta final da luta. Rafael pode atingir a 14ª colocação do ranking olímpico na próxima atualização, com a classificação olímpica praticamente assegurada.
Outros brasileiros
Rafael Macedo terminou em sétimo lugar na categoria até 90kg. Ele venceu o alemão Martin Matijass e pelo belga Sami Chouchi, por ippon, até perder para o uzbeque Davlat Bobonov, por waza-ari, nas quartas, e para o húngaro Peter Safrany, por ippon, na repescagem. Já Marcelo Gomes chegou até as oitavas de final, ao vencer o tcheco David Klammert e o quirguiz Erlan Sherov e cair para o francês Maxime-Garl Hambou.
O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Antalya de judô com duas medalhas: uma prata, obtida por Jéssica Lima (57kg), e um bronze, com Guilherme Schimidt (81kg). A próxima competição da seleção brasileira será o Campeonato Pan-Americano de judô, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), entre 22 e 28 de abril, valendo até 700 pontos na corrida olímpica.