O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Tashkent, no Uzbequistão, sem medalhas no último dia de competições. Ao todo, cinco judocas nacionais entraram no tatame para lutar por um lugar ao pódio. Porém, apenas Marcelo Gomes (-90 kg) e Giovanna Santos (+78 kg) avançaram até a terceira rodada e ficaram nas oitavas de final.
Na categoria até 90 kg do masculino, Marcelo Gomes e Giovani Ferreira representaram o país. Na primeira luta do dia, Marcelo superou Aram Grigorian, dos Emirados Árabes Unidos, com um wara-ari. Em seguida, o judoca aplicou dois waza-ari (que vira um ippon) no tcheco David Klammert. Contudo, parou no campeão mundial Davlat Bobonov, atleta da casa que ficou com o bronze e que venceu o brasileiro com um wara-ari.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Por outro lado, Giovani teve uma campanha mais curta na competição. Na primeira luta, passou pelo uzbeque Jaloliddin Kurbonmurodov, com um belo ippon. Contudo, parou na luta seguinte, diante do grego Theodoros Tselidis, que foi o campeão da categoria. O brasileiro sofreu a terceira penalização no tempo extra e foi desclassificado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A única representante no feminino foi Giovanna Santos na categoria máxima, acima dos 78 kg. A adversária da primeira luta da judoca não lutou e a brasileira foi a vencedora por fusen-gachi (vitória sem adversário). Logo após, na segunda rodada, bateu a atleta do Cazaquistão, Nazgul Maratova com um wara-ari. Em decisão confusa, a arbitragem retirou waza-ari de Giovana enquanto ela imobilizava a turca Hilal Ozturk e atrapalhou a brasileira. Por fim, ela foi imobilizada e perdeu por ippon.
Outros brasileiros
Na categoria até 100 kg, os dois judocas brasileiros pararam em suas primeiras lutas. Rafael Buzacarini perdeu nas punições para Shermukhammad Jandreev, do Uzbequistão. Além disso, Leonardo Gonçalves levou dois waza-ari (ippon) e não passou por Daniel Mukete, da Bielorrússia.
Assim, o Brasil encerra a campanha com uma medalha de bronze conquistada por Willian Lima (-66 kg). Próxima competição é o Grand Prix da Áustria, nos dias 08, 09 e 10 de março.