Rafael Macedo ficou em quinto lugar no tradicional Grand Slam de Paris de judô neste domingo (04). Ele teve uma campanha de três vitórias, mas perdeu na semifinal e na disputa de terceiro lugar para o quirguiz Erlan Sherov, ficando fora do pódio na categoria até 90kg. O Brasil encerra sua participação na competição sem medalhas.
- Warriors sofre, mas arranca vitória sobre Wizards pela NBA
- Bia Haddad avança às oitavas nas duplas do Australian Open
- CBTKD anuncia nova gestão para o ciclo olímpico de LA 2028
- Criciúma elimina Ferroviária e faz história na Copinha
- Ryan Francisco brilha e São Paulo vence Cruzeiro na Copinha
Nono colocado do ranking mundial, Rafael Macedo ficou de bye na primeira rodada e estreou diante do guineense Abdoulaye Millimono, vencendo por ippon. Em seguida, ele superou o israelense Li Kochmann, por waza-ari, e o sueco Marcus Nyman, por ippon, se garantindo na semifinal. Por lá, sofreu três punições contra o turco Mihael Zgank e teve que disputar o terceiro lugar.
Valendo a medalha, o brasileiro encarou o quirguiz Erlan Sherov, número 11 do mundo, e saiu acabou derrotado com um ippon. A luta foi bem acirrada do início ao fim, com os dois lutadores se defendendo bem. No minuto final do tempo regulamentar, o quirguiz chegou a receber um shidô. No entanto, logo na sequência, o asiático conseguiu a projeção e aplicou um ippon.
Com isso, Sherov levou a medalha e Rafael Macedo ficou com o quinto lugar. O brasileiro buscava sua terceira medalha em um Grand Slam. Seu último pódio em uma competição do nível foi em abril de 2022, em Antalya, na Turquia. Ele também levou o bronze em Ecaterimburgo, em 2019. Além desses pódios, Macedo acumula oito medalhas em Grand Prix e uma em Masters.
Brasileiros no dia
Outros seis brasileiros competiram no dia, mas nenhum chegou na sessão das medalhas. Quem chegou mais perto foi Rafael Buzacarini (100kg), que venceu duas lutas, contra o turcomene Baymyrat Majanov (ippon) e o cazaque Bekzat Shagatayev (três shidôs), e chegou até as oitavas de final, perdendo para o emiradense Szhafar Kostoev (waza-ari).
Ainda nesta categoria, Leonardo Gonçalves (100kg) superou o búlgaro Boris Georgiev (ippon) na primeira rodada e perdeu para o sérvio Aleksandar Kukolj (ippon) em seguida. Cabeça de chave, Rafael Silva (+100kg) perdeu em sua estreia para o turco Ibrahim Tataroglu (shidôs). Já Karol Gimenes (78kg) caiu na estreia para o lituano Migle Dudenaite.
Fim da campanha
Dessa forma, o judô brasileiro encerrou sua participação no Grand Slam de Paris sem medalhas. O país contou com 21 atletas na competição, sendo somente quatro chegaram até as quartas de final, pelo menos. Rafaela Silva (57kg), Nauana Silva (63kg) e Willian Lima (66kg) perderam na repescagem e ficaram em sétimo lugar, enquanto Rafael Macedo (90kg) foi quinto colocado.