Siga o OTD

Judô

Rafael Buzacarini conquista o bronze no Grand Prix de Portugal

Na disputa pela medalha, o judoca brasileiro superou o sérvio Bojan Dosen, 23º colocado do ranking mundial

Rafael Buzacarini em ação no Grand Prix de Portugal (Foto: IJF)
(Foto: IJF)

Pódio para o Brasil! No terceiro dia de competições do Grand Prix de Portugal, o brasileiro Rafael Buzacarini conquistou a medalha de bronze na categoria até 100kg, derrotando o sérvio Bojan Dosen. Além disso, esse foi o segundo pódio do país no torneio, que já havia levado a prata com Michel Augusto.

Com um ritmo agressivo, Rafael começou partindo para cima em busca de encaixar alguns golpes. No entanto, isso fez com ele acertasse algumas entradas ilegais e sofresse dois shidos no primeiro minuto de luta. Mais tarde, o judoca sérvio também foi punido e ficou pendurado com duas faltas. Com o placar zerado, a disputa seguiu para o golden score, onde Bojan Dosen levou mais um shido e Buzacarini ficou com a medalha de bronze.

Em sua campanha, Rafael Buzacarini estreou superando o cazaque Islam Bozbayev com um ippon. Depois, ele eliminou o italiano Gennaro Pirelli. Nas quartas, mais uma vitória por ippon do brasileiro, agora sobre Georgios Kroussaniotakis, do Chipre. Por outro lado, na semi, Rafael caiu para o espanhol Nikoloz Sherazadishvili, o que fez com que o paulista avançasse para a disputa do bronze.

Participação dos outros brasileiros

Além da participação de Buzacarini, outros seis judocas brasileiras entraram em ação neste domingo (28). Também na categoria até 100kg, Leonardo Gonçalves caiu na segunda rodada do torneio, perdendo a luta para o japonês Kaito Green por dois waza-ari. Já no 90kg, Rafael Macedo foi eliminado nas oitavas de final por Eljan Hajiyev, do Azerbaijão.

Na disputa da chave acima de 100kg, João Cesarino também parou nas oitavas. Ele se despediu do Grand Prix de Portugal diante do russo Tamerlan Bashaev. Ademais, Rafael Silva perdeu o duelo para Magomedomar Magomedomarov, dos Emirados Árabes Unidos, por ippon e caiu na repescagem.

Entre as mulheres, a melhor campanha foi de Giovanna Santos, na categoria acima de 78kg. Ela avançou até a fase de repescagem, após perder para a sul-coreana Kim Ha-yun nas quartas. Já no duelo decisivo, a brasileira foi superada por Kinga Wolszczak, da Polônia. Por fim, Karol Gimenes disputou a chave até 78kg e caiu logo na primeira luta, diante da britânica Emma Reid.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Judô