8 5
Siga o OTD

Judô

Michel Augusto conquista a prata no Grand Prix de Portugal

Michel Augusto, de 19 anos, faz grande campanha, perde na final e conquista a medalha de prata no Grand Prix de Portugal

Michel Augusto medalha de prata Grand Prix de Portugal de judô
(Bruna Muassab/CBJ)

O brasileiro Michel Augusto, de 19 anos, conquistou a medalha de prata no Grand Prix de Portugal de judô, em Odivelas, nesta sexta-feira (26). Com uma grande campanha, o atleta venceu cinco lutas nas preliminares e acabou derrotado na final pelo uzbeque Dilshodbek Baratov, por waza-ari. Foi sua primeira medalha no circuito mundial.

Vindo da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, em novembro do ano passado, Michelzinho passou pelo chileno Lucas Fernandez, por ippon, em sua estreia. Em seguida, bateu o esloveno David Starkel. Pelas oitavas de final, bateu o mongol Ariunbold Enkhataivan, nono colocado do ranking mundial, por waza-ari.

Com as três vitórias, Michel se colocou na luta por medalhas. Nas quartas, encontrou o israelense Yam Wolczak e dominou toda a luta, vencendo com um waza-ari no golden score. Já na semifinal, projetou o egípcio Youssry Samy em waza-ari, também no golden score, e se garantiu na decisão. Por lá, encarou Dilshodbek Baratov e foi superado com um waza-ari no fim.

Esta é a primeira vez que Michel Augusto compete em um Grand Prix e, logo de cara, já conquista sua primeira medalha. Ele tem 19 anos de idade e iniciou o ano na 46ª colocação do ranking mundial do judô. No entanto, com a campanha em Odivelas, vai ganhar 490 pontos e atingirá a 22ª colocação, entrando na zona de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Outros brasileiros

Outros seis brasileiros entraram em ação no dia em Odivelas. Destaque para Natasha Ferreira (48kg), Jessica Pereira (52kg) e Ronald Lima (66kg), que chegaram até as oitavas de final. Natasha venceu duas lutas, diante da australiana Anneliesse Fielder e da eslovena Marusa Stangar, e só perdeu para a japonesa Hikari Yoshioka.

Trajetória semelhante teve Ronald, que ganhou do cazaque Nursultan Zaizagaliyev e do centro-africano Jason Patrick Zacko Ngawili antes de cair diante do sérvio Strahinja Buncic. Já Jessica entrou somente na segunda rodada. Ela ganhou da australiana Tinka Easton e perdeu em seguida para a sul-coreana Seyun Jang.

Luis Rossetim (66kg) ganhou do egípcio Ahmed Abdelrahman, mas caiu para o estoniano Viljar Lipard na segunda rodada. Também campeã pan-americana, Aléxia Nascimento (48kg) perdeu na estreia para a francesa Laura Espadinha, assim como o novato Chrystian Silva (60kg), que caiu diante do vietnamita Chu Duc Dat.

O Grand Prix de Portugal de judô segue neste final de semana. Mais sete brasileiros entrarão em ação neste sábado (27): Gabriella Mantena (63kg), Nauana Silva (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (73kg), Vinicius Ardina (73kg) e João Macedo (81kg). As preliminares começam às 5h, enquanto as finais serão às 14h, sempre no horário de Brasília.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Judô