Siga o OTD

Judô

Grand Prix de Portugal abre ano olímpico do Brasil

No torneio português, o Brasil conta 21 atletas para buscar as primeiras medalhas, com sete entrando em ação no primeiro dia de lutas

Gabriella Mantena se preparando para lutar no Grand Prix da Áustria de judô. Ela competiu junto a Luana Carvalho e Aléxia Castilhos
Gabriella Mantena levou a medalha do prata na edição do torneio em 2023 (Foto: Gabriela Sabau-IJF)

Agora é oficial! O ano olímpico do judô brasileiro começa nesta sexta-feira (26). Durante este final de semana, vai acontecer o Grand Prix de Portugal na cidade de Odivelas. No torneio português, o Brasil conta 21 atletas para buscar as primeiras medalhas, sendo que sete entram em ação no primeiro dia de lutas.

As etapas de Grand Prix distribuem até 700 pontos no ranking olímpico. Nesta fase do ciclo, eles são computados nos seus 100% para a classificação rumo à Paris-2024. Dessa forma, os 18 melhores atletas de cada categoria nesta lista ao final da corrida olímpica ficam elegíveis para os Jogos. 

Anteriormente ao desembarque em Portugal, a seleção brasileira de judô participou do treinamento de campo internacional de Mittersill, na Áustria, como preparação para as primeiras competições do ano. 

Em 2023, com o mesmo planejamento, o time conseguiu sair de Lisboa com três medalhas: pratas de Rafaela Silva (57kg) e Gabriella Mantena (63kg), além do bronze de Rafael Silva “Baby” (+100kg). Assim como Mantena, Baby também está de volta ao Grand Prix neste ano para tentar novas medalhas. Por outro lado, Rafaela só estreia no Grand Slam de Paris, na próxima semana. Tudo no horário de Brasília.

Programação e onde assistir

As lutas preliminares do Grand Prix de Portugal, que incluem os confrontos da 1ª rodada até às semifinais e repescagens, começam a partir das 4h30 na sexta-feira e 5h, no sábado e domingo. Tais duelos têm transmissão ao vivo e exclusiva da plataforma judotv.com. Enquanto isso, as disputas por medalhas acontecem às 14h e serão transmitidas pelo Canal Olímpico do Brasil (streaming), SporTV 3 e Combate 

Sexta-feira (26/01)
Aléxia Nascimento (48kg), Natasha Ferreira (52kg), Jéssica Pereira (52kg), Michel Augusto (60kg), Chrystian Silva (60kg), Luis Rossetim (66kg) e Ronald Lima (66kg).

Sábado (27/01)
Gabriella Mantena (63kg), Nauana Silva (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (73kg), Vinicius Ardina (73kg) e João Macedo (81kg)

Domingo (28/01) 
Karol Gimenes (78kg), Giovanna Santos (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg) e João Cesarino (+100kg).

*Com informações da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Judô