8 5
Siga o OTD

Judô

Brasil fatura dois ouros e termina com 7 medalhas em Santiago

O Brasil encerrou neste domingo sua participação no Aberto Pan-Americano de judô, disputado em Santiago, no Chile. Rochele Nunes (+78kg) e Laislaine Rocha (-78kg) foram campeãs, enquanto Leandro Guilheiro e Guilherme Schmidt, ambos da categoria até 81kg, ficaram em terceiro lugar. Com os resultados, o país terminou a competição com sete medalhas: três de ouro, uma de prata e três de bronze.

Como sua categoria teve apenas quatro competidoras, Rochele Nunes precisou de apenas duas lutas para faturar a medalha de ouro. Na semifinal, a brasileira enfrentou a equatoriana Marlin Viveros, bronze no Mundial Júnior de 2014. Rochele tinha duas punições contra apenas uma da adversária quando conseguiu o ippon a 2min31 do final do tempo regulamentar da luta.

A final foi contra a americana Mackenzie Williams, bronze no Pan-Americano do ano passado, e Rochele Nunes teve uma grande atuação. Ela já vencia a luta com um wazzari, mas conseguiu aplicar ainda um ippon quando faltavam 26 segundos e garantiu a medalha de ouro.

Na categoria até 78kg haviam cinco competidoras, mas, a exemplo de Rochele, Laislaine Rocha só precisou de duas lutas para ser campeã. Foram duas vitórias por ippon contra a argentina Lucia Cantero na semifinal e contra a equatoriana Vanessa Chala para levantar o título.

Na categoria até 81kg, os dois brasileiros chegaram até às semifinais. O medalhista olímpico Leandro Guilheiro passou pelo chileno Rodrigo Idro e pelo canadense Danil Neyolov, enquanto Guilherme Schimidt só precisou de um resultado positivo, contra o colombiano Alexander Borja, para ficar entre os quatro melhores.

Nenhum dos dois brasileiros, no entanto, conseguiu ir à final. Schimidt levou ippon do canadense Alex Marineau em apenas 49 segundos de luta. Já Leandro Guilheiro foi derrotado pelo argentino Luis Vega, que também venceu por ippon.

Os dois se recuperaram na disputa pela medalha de bronze e ambos garantiram um lugar no pódio. Leandro Guilheiro já vencia por wazzari e ainda conseguiu um ippon para superar o peruano Luis Angeles Sotelo. Já Guilherme Schimidt superou o americano Harmik Aghakhani.

Na véspera Diego Santos foi ouro, Gabriella Moraes, prata, e Luana Costa, bronze. Apesar das sete medalhas, o Brasil terminou em segundo lugar no quadro de medalhas, superado pelo Equador, que levou três ouros, duas pratas e um bronze em Santiago.

All
Female
Male
Nation 1st place 2nd place 3rd place 5th place 7th place
1. Ecuador (ECU) 3 2 1 0 0
2. Brazil (BRA) 3 1 3 0 0
3. United States of America (USA) 2 1 4 3 1
4. Peru (PER) 2 1 3 1 0
5. Argentina (ARG) 1 5 4 2 0
6. Chile (CHI) 1 2 5 12 9
7. Canada (CAN) 1 0 1 0 1
8. Lebanon (LBN) 1 0 0 0 0
9. Japan (JPN) 0 2 0 1 0
10. Colombia (COL) 0 0 2 0 1
11. Uruguay (URU) 0 0 0 2 0
12. Bolivia (BOL) 0 0 0 1 0
12. French Polynesia (PYF) 0 0 0 1 0
14. Great Britain (GBR) 0 0 0 0 1

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô