As melhores equipes do judô brasileiro entraram em ação neste sábado (16) em Belo Horizonte para a disputa do Grand Prix Nacional. A disputa por equipes marcou o fim do Campeonato Brasileiro Interclubes da modalidade, com o título ficando com o Minas. O clube mineiro venceu o Pinheiros na final por 4 a 3 para garantir a medalha de ouro. Sogipa e Instituro Reação completaram o pódio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No caminho até a final, o Pinheiros passou pelo Grêmio Náutico União nas quartas de final e pelo Instituto Reação na semifinal, vencendo os dois confrontos por 4 a 0. Já o Minas venceu o Paineiras e a Sogipa por 4 a 0 e a Sogipa para chegar na decisão do Grand Prix Nacional. Nas disputas pelo bronze, o Reação venceu o Paineiras por 4 a 0, enquanto a Sogipa ganhou do Paulistano pelo mesmo placar.
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
Como foi a final
Na primeira luta da final, Shirlen Nascimento venceu Larissa Pimenta na disputa de até 57kg. O duelo foi para o golden score, com Shirlen abrindo o placar para o Minas após Larissa receber três shidos. Em seguida, na -73kg masculina, Julio Koda venceu William Lima com um waza-ari logo nos primeiros segundos da luta. Assim, o Minas abriu 2 a 0 no placar da final.
O Pinheiros conseguiu o empate. O primeiro ponto da equipe paulista veio no duelo da categoria -70kg feminino, com Elvismar Rodriguez conseguindo um imobilizar Sarah Nascimento. Em seguida, na -90kg masculina, Giovani Ferreira venceu Matheus Oliveira por waza-ari para deixar a final em igualdade antes dos duelos do pesado.
Na +70kg, Karol Gimenes e Milena Silva fizeram um duelo muito equilibrado, com o combate indo ao golden score. Karol recebeu a terceira punição e Milena venceu o combate, colocando o Minas em vantagem antes da última luta regular. Mas no combate acima de 100kg do masculino, Raael Buzacarini venceu Eduardo Silva por waza-ari, empatando mais uma vez a final do Grand Prix Nacional.
Com o placar em 3 a 3, a final foi para a luta desempate, com a categoria acima de 70kg feminina sorteada para a definição da medalha de ouro. Novamente, Milena Silva venceu Karol Gimenes nas punições para decretar a vitória do Minas por 4 a 3.