8 5
Siga o OTD

Judô

Mundial de Judô 2024, que seria em Israel, ocorrerá em Abu Dhabi

O Campeonato Mundial acontecerá às vésperas de Paris-2024 e, por causa do conflito Israel/Palestina, terá sua sede nos Emirados Árabes Unidos

Na imagem, Mayra Aguiar e a campeã mundial Inbar Lanir.
Mayra Aguiar e a campeã mundial Inbar Lanir. Foto: Tamara Kulumbegashvili/ IJF

Em 19 de maio de 2024 começará o 36º Campeonato Mundial de Judô, com duração até o dia 24 do mesmo mês. O anúncio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, como cidade-sede da competição ocorreu nesta sexta-feira (15) pela IJF. Assim, a Federação Internacional remove o Mundial de Israel, por causa do conflito que ocorre no local e transfere para o país árabe. Será a segunda edição seguida na região do Oriente Médio, afinal, a edição deste ano ocorreu no Qatar.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O ciclo do judô olímpico terá três Mundiais seguidos. Ou quatro, se considerar que, em 2021 na Hungria, o campeonato ocorreu um mês antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, porque houve adiamento pela pandemia. Ou seja, será um dos ciclos mais duros dos últimos tempos na modalidade, com o Mundial de 2024 acabando dois meses antes de Paris 2024. Se é uma estratégia da Federação Internacional, resta saber se os judocas corresponderão dentro do tatami.

Desse modo, será a primeira vez que Abu Dhabi recebe o Mundial. No entanto, a pitoresca cidade do Golfo Pérsico tem alguma tradição em receber competições internacionais de judô, desde 2009. Na atual temporada, foi sede de uma etapa de Grand Slam, em outubro, e do Mundial de Kata no mesmo mês. Alguns dias depois, recebeu o Campeonato Mundial de judocas veteranos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

É difícil projetar como estarão os principais atletas do mundo, com todos objetivando refinar o condicionamento físico para os Jogos Olímpicos. O tempo de recuperação é curto pensando no desgaste e possíveis lesões. Mayra Aguiar, por exemplo, tentaria o tetracampeonato mundial ou a prioridade é buscar uma quarta medalha olímpica, quem sabe o ouro dessa vez? A questão é complexa quando entra patrocinadores no meio.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Judô