8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lúcia Araújo conquista o bi e Brasil leva quatro ouros no judô

Com o bi de Lúcia Araújo, Brasil conquista quatro ouros no primeiro dia do judô no Parapan de Santiago-2023

Lúcia Araújo em ação no judô do Parapan de Santiago-2023
(Foto: Washington Alves/CPB)

O judô brasileiro começou com tudo sua participação nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023. No primeiro dia da modalidade, o Brasil conquistou seis medalhas em oito possíveis. Lúcia Araújo (-57kg), Rosi Andrade (-48kg), Thiego Marques (-60kg) e Harlley Arruda (-73kg) ganharam o ouro, enquanto Elielton Oliveira (-60kg) ficou com a prata e Giulia Pereira (-48kg) levou a medalha de bronze para casa. Destaque para Lúcia, que conquistou o bicampeonato da competição.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Lúcia Araújo conquistou a medalha de ouro novamente na categoria até 57kg. A judoca havia sido campeã quatro anos atrás em Lima e repetiu a cor da medalha em Santiago. A paulista começou sua campanha no Parapan com uma vitória por waza-ari sobre Eslendy Lamadrid, da Colômbia. Em seguida, na semifinal, Lucia ganhou por ippon da argentina Paula Gomez. Na final, a brasileira encarou Maria Mutia, dos Estados Unidos. O duelo foi muito acirrado, com a definição indo para o golden score. Mutia já estava pendurada com dois shidos, quando Lúcia conseguiu projetar a adversária para levar a medalha dourada para casa.
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Também nos 57kg, o Brasil contou com a participação de Larissa Oliveira. Ela perdeu nas quartas de final para Mutia, indo para a repescagem. A atleta chegou na disputa do bronze, onde enfrentou Paula Gomez. A brasileira saiu na frente no placar com um waza-ari, mas tomou a virada, após Gomez conseguir dois waza-ari.

Outras dobradinhas

O Brasil também conseguiu uma dobradinha na categoria até 48kg feminina. Com apenas quatro atletas inscritas, as medalhas foram disputadas em um grupo, onde todas as atletas lutaram entre si. Rosicleide Andrade venceu seus três combates para levar o ouro, enquanto Giulia Pereira ficou em terceiro lugar, com uma vitória e duas derrotas. Completando o pódio, a argentina Rocío Ledesma ganhou dois combates para levar a medalha de prata.

Thiego Marques no Parapan de Santiago-2023
Thiego Marques (Foto: Washington Alves/CPB)

Entre os homens, o domingo (19) também teve a disputa das categorias mais leves nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023. Após vencerem seus duelos das quartas de final e da semifinal, Thiego Marques e Elielton Oliveira garantiram uma final 100% brasileira na categoria até 60kg. Na disputa pelo ouro, Thiego saiu na frente ao conseguir um waza-ari no primeiro minuto da luta. Em seguida, Thiego projetou Elielton para conseguir um ippon e garantir a medalha de ouro.

Por fim, nos 73kg, Harlley Arruda venceu o estadunidense Anthony Ferraro, por ippon, e o cubano José Romero por hansoku-make, para chegar na final. Na decisão, o brasileiro encarou Eduardo Gauto, da Argentina e venceu por ippon para assegurar o quarto ouro do Brasil no dia.

Ainda nesta categoria, Rayfran Mesquita perdeu nas quartas de final, para Jennys Garcia, de Cuba. O brasileiro chegou na disputa do bronze, mas acabou perdendo para José Romero por ippon, ficando fora do pódio.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia