O Brasil conquistou quatro medalhas no Open de Perth de judô, realizado neste final de semana, na Austrália. Léo Gonçalves (100kg) conquistou a medalha de ouro, batendo o compatriota Rafael Buzacarini na final. Beatriz Souza (+78kg) foi outra a conquistar a medalha de prata, enquanto Michel Augusto (60kg) levou o bronze.
+ Judô brasileiro encerra Pan de Santiago com melhor campanha da história
+ Três medalhistas do Pan conquistam o título no Brasileiro Sênior
Leonardo Gonçalves precisou vencer quatro adversários na categoria até 100kg. Ele passou pelo indiano Avtar Singh, pelo colombiano Francisco Balanta e o polonês Piotr Kuczera até chegar na final, onde superou o compatriota Rafael Buzacarini ao forçar três punições. Buzaca vinha de vitórias sobreo estadunidense Nathaniel Keev, o alemão Louis Mai e o ucraniano Anton Savitskiy.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
O Open de Perth é a única etapa dos abertos continentais que distribuem pontuação equivalente às pontuações de Grand Prix no ranking mundial de judô. Ou seja, Léo levou 700 pontos na corrida olímpica para Paris-2024 com o ouro em solo australiano. Enquanto isso, Buzaca levou 500 pontos com a medalha de prata.
A terceira finalista do Brasil na competição foi Beatriz Souza, na categoria acima de 78kg. A três vezes medalhista mundial venceu a indiana Tulika Maan, a alemã Samira Bouzgarne e a chinesa Xin Su antes de cair diante de outra chinesa, Su Shiyan, na final. A adversária forçou três punições à brasileira para ficar com o ouro.
Entre os pesos leves, Michel Augusto levou o bronze na categoria até 60kg. Em sua campanha em Perth, ele venceu o sul-coreano Hwangyn Jo na estreia e perdeu para o taiwanês Yung Wei Yang nas quartas. No entanto, se recuperou e venceu o italiano Simone Aversa na repescagem e o cipriota Petrus Christodoulides na disputa da medalha.
Outros brasileiros
Além dos medalhistas, o Brasil contou com a participação de outros oito atletas no Open de Perth de judô: Aléxia Nascimento (48kg), Jéssica Pereira (52kg), Tamires Crude (63kg), Nauana Silva (63kg), Kaillany Cardoso (70kg), Luana Carvalho (70kg), Karol Gimenes (78kg) e Gustavo Assis (90kg). A próxima competição da equipe será o Grand Slam de Tóquio, em 2 de dezembro.