O Brasil classificou quatro atletas para o primeiro dia de finais do judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, neste sábado (28). O principal destaque é Rafaela Silva, que chegou na final da categoria até 57kg e busca seu primeiro ouro em Pans. Aléxia Nascimento (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Michel Augusto (60kg) também estão na decisão. Enquanto isso, Amanda Lima (48kg) e Willian Lima (66kg) disputarão o bronze. A sessão das finais começa a partir das 15h (horário de Brasília)
- Levantamento de peso tem recordes e conquistas mundiais inéditas
- Carol Santiago e Gabrielzinho fazem história na natação paralímpica
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
Bicampeã mundial e campeã olímpica, Rafaela Silva precisou vencer apenas duas lutas para chegar na grande final de Santiago-2023. Cabeça de chave número um por ser a quarta colocada do ranking mundial, ela estreou com ippon diante da panamenha Kristine Jimenez. Em seguida, pela semifinal, passou pela colombiana Maria Villalba, também por ippon. Na final, a brasileira terá pela frente a argentina Brisa Gomez.
Rafaela Silva esteve presente na última edição do Pan, em Lima-2019, e conquistou a medalha de ouro na ocasião. No entanto, ela testou positivo para fenoterol – substância proibida que costuma ser usada em tratamento de doenças respiratória, como a asma -, em exame realizado exatamente durante os Jogos Pan-Americanos. Dessa forma, ela perdeu a medalha conquistada e ainda foi suspensa por dois anos por doping, o que lhe tirou a chance de disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Outras disputas femininas
Por pouco não tivemos uma final 100% brasileira na categoria até 48kg. Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021, Aléxia Nascimento fez uma campanha arrasadora nas preliminares e se garantiu na decisão após vencer três lutas, passando pela venezuelana Maria Gimenez (imobilização), pela argentina Ingrid Perafan (shidôs) e pela colombiana Erika Arias (waza-ari).
Amanda Lima, principal ranqueada da categoria, estreou nas quartas de final e venceu a equatoriana Luz Peña, por ippon, mas perdeu para a mexicana Edna Carrillo, também por ippon. Carrillo disputará a medalha de ouro contra Aléxia Nascimento, enquanto Amanda disputará a medalha de bronze, enfrentando a chilena Mary Dee Vargas Ley.
Atleta olímpica do judô brasileiro em Tóquio-2020 e campeã pan-americana em Lima-2019, Larissa Pimenta confirmou o favoritismo para também chegar à final da categoria até 52kg. Estreando nas quartas, ela superou a chilena Judith Jaque e a estadunidense Angelica Delgado, ambas por ippon. Na decisão, Lari terá a mexicana Paulina Martinez pela frente.
Disputas masculinas
Outro que se garantiu na final em Santiago-2023 foi Michel Augusto, na categoria até 60kg. Também estreando nas quartas de final por ser o cabeça de chave número 2, ele passou pelo salvadorenho Jairo Moreno, com waza-ari, e depois superou o costarriquenho Sebastian Sancho, com um ippon no golden score. Na final, terá o colombiano Johan Rojas pela frente. Michel tem apenas 18 anos de idade e é o 61º colocado do ranking mundial adulto de judô.
Por fim, na categoria até 66kg, Willian Lima disputará a medalha de bronze. Ele perdeu logo em sua estreia, para o venezuelano Willis Garcia, após um combate que teve um minuto final eletrizante. Garcia fez um waza-ari, o brasileiro “devolveu” a pontuação, mas o venezuelano conseguiu a projeção outra vez para levar a vitória. Willian foi para a repescagem, onde passou pelo colombiano Juan Hernandez, por waza-ari. Assim, se garantiu na decisão pelo bronze, onde enfrentará o peruano Juan Postigos.