A brasileira Mayra Aguiar saiu vitoriosa na disputa pela terceira colocação da categoria até 78Kg ao derrotar com um yuko de vantagem a cubana Yallenis Castillo nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A judoca conquistou a sua segunda medalha de bronze olímpica e a 21ª do judô brasileiro, nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, na Arena Carioca 2.
“Foi uma nova competição e eu saí campeã. Medalha olímpica não tem cor e eu não poderia sair daqui sem ela, quando eu perdi a luta eu saí abalada, mas no judô a gente aprende a cair e levantar”, comemorou Mayra Aguiar.
A gaúcha fez história nos Jogos por ser a primeira lutadora do judô a conquistar duas medalhas olímpicas para o país. “Conquistei uma medalha olímpica em Londres, mas com essa vibração no Brasil foi bem diferente. A energia da torcida me deu força para voltar ao tatame e ganhar a luta”.
Nos combates do dia, Mayra Aguiar foi derrotada nas semifinais pela francesa Audrey Tcheumeo com duas punições. Nas quartas, ela venceu a alemã Luise Malzahn com um shido e na primeira luta derrotou a australiana Giambelli Miranda por finalização em 40s.
Mayra Aguiar é natural de Porto Alegre/RS, tem 25 anos e começou a praticar judô com seis. Aos 14 já era profissional. Em 2012, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Foi campeã no Mundial de Chelyabinsk em 2014 e vice-campeã no Mundial de Tóquio em 2010. Em Toronto, nos Jogos Pan-americanos de 2015, conquistou a medalha de prata e em 2007 também garantiu a prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.