O Brasil conseguiu duas medalhas no último dia do Grand Slam de judô em Baku, no Azerbaijão. Bia Souza venceu todas as suas lutas na categoria acima de 78kg para levar a medalha de ouro, enquanto Mayra Aguiar perdeu na semifinal, mas conseguiu o bronze para subir ao pódio na categoria até 78kg.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Bia dourada
Bia Souza fez uma campanha perfeita para levar a medalha de ouro em Baku. Ela estreou com uma vitória por ippon sobre a cazaque Nazgul Maratova nas oitavas de final. Em seguida, a brasileira conseguiu dois waza-aris para encerrar o combate contra a italiana Asya Tavano. Na semifinal, Bia Souza teve um duelo duro contra a vice-campeã mundial Asahina Sarah, do Japão. Mas a brasileira soube ser estratégica para vencer o duelo por hansosu-make, após a adversária receber três shidos. Na final, duelo contra Rochele Nunes, de Portugal. Novamente, Bia usou as punições para vencer a luta.
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e se aproxima de final da Ladies Cup
- Com Léo Lukas MVP, Guarulhos supera time goiano na Superliga
- Sifontes anota 37 pontos e Botafogo vence na prorrogação
- Sport perde pênalti e fica no empate no Brasil Ladies Cup
Mayra vai ao pódio
A medalhista olímpica Mayra Aguiar também foi ao pódio em Baku, na categoria até 78kg. A brasileira estreou com dois waza-ari contra Migle Dudenaite, da Lituânia, nas oitavas de final. Em seguida, Mayra conseguiu um waza-ari para derrotar a japonesa Wada Rinoko. Mas a campeã mundial teve um revés na semifinal, ao perder por hansoku-make para a italiana Alice Bellandi. Porém, Mayra Aguiar retornou na disputa do bronze e venceu a alemã Alina Boehm por waza-ari para conseguir a medalha.
Além de Bia e Mayra, Karol Gimenes também competiu no Grand Slam de Baku. No entanto, pela categoria abaixo de 78kg, a atleta brasileira acabou caindo para a japonesa Mami Umeki nas quartas de final. Em seguida, disputou a repescagem contra Alina Boehm, da Alemanha, mas nao conseguiu seguir viva no torneio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Categorias masculinas
No entanto, nas categorias masculinas o Brasil não conseguiu ir tão longe quanto poderia. Entre os atletas abaixo de 90kg, o campeão pan-americano Gustavo Assis caiu para o húngaro Krisztian Toth nas oitavas de final, após derrotar Albarrao Paz na primeira disputa. Assim como o compatriota, Rafael Macedo caiu na mesma etapa de disputas, nesse caso contra Mikhail Igolnikov.
Entre os atletas abaixo de 100kg, os brasileiros Rafael Buzacarini e Leonardo Gonçalves também foram eliminados, mas apresentaram uma boa performance. Nesse caso, ambos caíram nas oitavas de final. Enquanto Buzacarini enfrentou o croata Zlatko Kumic, Gonçalves lutou contra Jorge Fonseca, de Portugal.
Por fim, na categoria acima de 100kg, o brasileiro João Cesarino passou pelo islandês Karl Stefanson e o azerbaijanês Ushangi Kokauri. No entanto, foi eliminado nas quartas de final por Yerassil Kazhybayev, do Casaquistão. Cesarino teve ainda uma chance de levar o bronze na repescagem, mas caiu para Tamerlão Bashaev. Já Juscelino Nascimento caiu ainda na primeira disputa, quando enfrentou o azerbaijanês Dzhamal Gamzatkhanov.