Siga o OTD

Santiago 2023

Com medalhistas olímpicos, CBJ define seleção dos Jogos Pan-Americanos

Cargnin, Baby, Rafaela Silva e Ketleyn Quadros integram a lista de 19 convocados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago

Rafaela Silva no judô dos Jogos Pan-Americanos novas regras
Rafaela Silva (Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br)

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ)  definiu os representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A lista tem cinco atletas classificados diretamente pelas cotas no Pan Júnior de Cali. Ademais, o país ainda conta com outros 14 judocas selecionados pela CBJ, que entraram via ranking pan-americano. Dessa forma, totalizando 19 atletas em ação no mês de outubro na capital do Chile.

O judô brasileiro chega forte para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. A seleção conta com os medalhistas olímpicos Daniel Cargnin, Rafael Silva, Rafaela Silva e Ketleyn Quadros. Ademais, as jovens promessas os novatos Michel Augusto, Aléxia Nascimento, Gabriel Falcão, Kayo Santos, Luana Carvalho e Eliza Ramos integram a lista após campanha no Pan Júnior.   

“Temos a expectativa de fazer ótimos resultados como vem sendo nas últimas edições. Conseguimos classificar atletas em todas as categorias e dobrar as chances em cinco categorias com a entrada dos juniores”, assim explicou Marcelo Theotonio, gerente de alto rendimento da CBJ. Ele será o chefe da delegação em Santiago.

“Em termos de ambiente e vivência em evento multiesportivo, o Pan será um ótimo laboratório para Paris 2024. Por isso, também estamos indo com atletas cujo foco está na medalha olímpica daqui a menos de um ano”, complementou desse modo.

Sem Mayra Aguiar

Além disso, vale destacar a ausência de Mayra Aguiar na lista de Santiago. A medalhista olímpica nos Jogos do Londres, Rio e Tóquio retornou às competições recentemente. No último sábado (16), disputou seu primeiro torneio em 2023 e saiu com a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania. Até o fim deste ano, a brasileira tem dois Grand Slams importantes, em Baku e Abu Dhabi. Assim, o foco neles pode explicar a sua ausência.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK   

A lista do Pan de Santiago 2023

Masculino

60kg – Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
66kg – Willian Lima (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
73kg – Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
73kg – Gabriel Falcão (Instituto Reação/FJERJ)
81kg – Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube/FMJ)
90kg – Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)
100kg – Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ) e Kayo Santos (Minas Tênis Clube/FMJ) 
+100kg – Rafael Silva “Baby” (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)

Feminino

48kg – Aléxia Nascimento (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
48kg – Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ) 
52kg – Larissa Pimenta (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
57kg – Rafaela Silva (Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ) 
63kg – Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
70kg – Luana Carvalho (Umbra/Vasco da Gama/FJERJ)
70kg – Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ)
78kg – Eliza Ramos (Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ) e Samanta Soares (Instituto Reação/FJERJ)
+78kg – Beatriz Souza (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)

*Com informações da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Santiago 2023