O Brasil ganhou uma série de medalhas no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano e da Oceania de judô, que está sendo disputado em Calgary, no Canadá. Ao todo, a delegação brasileira subiu oito vezes no pódio, conquistando três ouros, uma prata e quatro bronzes. Destaque para Daniel Cargnin (-73kg), Matheus Takaki (-60kg) e Larissa Pimenta (-52kg) que conquistaram o título continental.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Na categoria até 73kg, o medalhista olímpico Daniel Cargnin estreou com uma vitória por ippon sobre Andres Sandoval, da Colômbia. Em seguida, triunfo por hansoku-make sobre o mexicano Gilberto Cardoso, após o adversário tomar três shidos. Na final, Cargnin enfrentou o canadense Arthur Margelidon e conseguiu um ippon para conquistar o seu primeiro título pan-americano nesse peso.
+ Luara Amaro fica no top-5 do Mundial de levantamento de pesos
+ Giovanni Viana vai à final do Pro Tour de skate street na Suíça
+ Ygor Coelho para nas quartas de final do Internacional da Bélgica
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
É CAMPEÃO!!!
— CBJ (@JudoCBJ) September 16, 2023
Daniel Cargnin 🇧🇷 desbanca o canadense Arthur Margelidon 🇨🇦 , em casa, e conquista seu 1º título pan-americano no 73kg
Campanha:
✅ Sandoval 🇨🇴
✅ Cardoso 🇲🇽
🥇 Margelidon 🇨🇦
É isso, Dan! 👊🏽 pic.twitter.com/XfPjZagSoe
Dobradinhas
Nos 60kg, o Brasil contou com dois representantes. Tanto Michel Augusto, quanto Matheus Takaki alcançaram a semifinal da competição. Matheus avançou para a final, após superar o equatoriano Juan Ayala por ippon, enquanto Michel perdeu para o australiano Joshua Katz por waza-ari. Na disputa por medalhas, Matheus Takaki superou Katz para levar o ouro, enquanto Michel Augusto levou o bronze, após vitória sobre o equatoriano Bryan Garboa por waza-ari.
Teve confronto nacional nos 52kg feminino, depois que Larissa Pimenta e Jéssica Lima chegaram na semifinal da categoria. No confronto direto, Larissa venceu após Jéssica receber três shidos. Na final, Pimenta venceu a mexicana Paulina Martinez por hansoku-make. Jéssica foi para a disputa da medalha de bronze onde enfrentou Angelica Delgado, dos Estados Unidos. A brasileira conseguiu um ippon nos segundos finais para subir no pódio.
Chave pesada
Uma das chaves mais fortes da competição era a da categoria até 57kg, com três campeãs mundiais em ação: a brasileira Rafaela Silva e as canadenses Jessica Klimkait e Christa Deguchi. Após passar pela argentina Brisa Gomez nas quartas de final, Rafa encarou Klimkait na semi. A brasileira aplicou um belo golpe na adversária para conseguir uma vitória por ippon. Na final, a campeã olímpica encarou Deguchi. A canadense já tinha um waza-ari, quando conseguiu um ippon nos segundos finais para levar o ouro, enquanto Rafaela Silva ficou com a prata.
Disputas por bronze
William Lima perdeu nas quartas de final da categoria até 66kg para o cubano Orlando Polanco por waza-ari. Assim, o brasileiro foi para a repescagem onde venceu o norte-americano Ari Berliner nas punições. Na disputa do terceiro lugar, William derrotou o mexicano Ulises Mendez, depois que o adversário levou três punições.
A medalhista olímpica Ketleyn Quadros chegou até a semifinal da categoria até 63kg, mas perdeu para a mexicana Prisca Awiti após sofrer um waza-ari no golden score. Assim, ela foi para a disputa do bronze onde acabou sofrendo um ippon nos últimos segundos contra a cubana Maylin del Toro Carvajal. Na mesma categoria, Nauana Silva parou nas oitavas de final, após derrota para a colombiana Cindy Mera.
Por fim, nos -48kg, Natasha Ferreira avançou até a semifinal, onde perdeu para a chilena Mary Dee Vargas por waza-ari. Na disputa do bronze, a brasileira enfrentou a argentina Keisy Perafan e garantiu a medalha após a adversária receber três shidos.