Siga o OTD

Judô

Sophia Câmara leva a prata no Mundial sub-18 de judô

Com uma campanha de quatro vitórias, brasileira perdeu para japonesa na final e ficou com o vice-campeonato mundial sub-18

Sophia Câmara faz coração com as mãos após ser prata no Mundial sub-18 de judô
(Foto: Anderson Neves/CBJ)

É prata para o Brasil! A brasiliense Sophia Câmara conquistou a medalha de prata na categoria até 63kg do Mundial sub-18 de judô, em Zagreb, na Croácia, nesta sexta-feira (25). Ela venceu suas quatro lutas preliminares e perdeu apenas na final, para a japonesa Yuri Shimizu. É o segundo pódio do Brasil na competição, depois do ouro de Clarice Ribeiro na abertura.

Sophia iniciou sua trajetória vencendo a romena Isabel Bob por ippon. Em seguida, ela passou pela israelense Lihi Boaron, também por ippon (dois waza-ari). Já nas quartas de final, a brasileira superou a uzbeque Nigina Saparboeva, forçando três shidôs à adversária. Pela semifinal, Sophia também levou a melhor sobre a lituana Varvara Kuchar nas punições. Por fim, na grande decisão, perdeu para Shimizu por ippon.

Aos 16 anos idade, Sophia Câmara treina na Academia Espaço Marques Guiness, do Distrito Federal, e foi um dos destaques da classe sub-18 do Brasil nesta temporada, acumulando importantes resultados nacionais e internacionais. Ela foi prata na Copa Europeia de Teplice e bronze na Copa Europeia de Bielsko-Biala, além de levar dois pódios na Copa Pan-Americana da Bahia e ser campeã brasileira sub-21.

O Brasil ainda contou com dois judocas nesta sexta-feira. Eduarda Bastos (57kg) perdeu na estreia, enquanto Lucas Ribeiro (81kg) venceu duas lutas e parou nas oitavas de final. Quatro judocas brasileiros entrarão em ação no sábado (26): Alexandre Albano II (90kg), Luis Antônio Oliveira (+90kg), Ana Soares (+78kg) e Dandara Camilo (+70kg).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô