Siga o OTD

Judô

Brasileiros ficam em 5º lugar no segundo dia do Mundial sub-18

Antônio Rocha e Rafaela Rodrigues chegaram até a disputa do bronze, mas acabaram derrotados no Mundial sub-18

Antônio Rocha projeta adversário no Mundial sub-18 de judô; Rafaela Rodrigues

Depois de conquistar um ouro no primeiro dia, o Brasil bateu na trave na busca por medalhas no Mundial sub-18 de judô, em Zagreb, na Croácia, nesta quinta-feira (24). Rafaela Rodrigues (52kg) e Antônio Rocha (66kg) superaram a repescagem e chegaram até a disputa do bronze, mas acabaram derrotados, terminando em quinto lugar. Outros quatro brasileiros entraram em ação no dia e caíram antes das oitavas de final.

Antônio Rocha (66kg) ficou de bye na primeira rodada e iniciou sua participação na segunda rodada, onde venceu o moldávio Marius Golban com dois waza-ari. Em seguida, também aplicou dois waza-ari sobre o azeri Jasur Ibadli para avançar às quartas de final. Por lá, porém, o polonês Szymon Szulik acabou com a sequência do brasileiro, vencendo por ippon.

Dessa forma, Antônio foi encaminhado para a repescagem, onde encarou o tajique Myhammadin Loiqov. Assim como aconteceu em suas duas primeiras lutas, o brasileiro também avançou com dois waza-ari e se garantiu na disputa do bronze. Por lá, encarou o georgiano Giorgi Givishvili e acabou derrotado por ippon. Assim, Antônio Rocha terminou em quinto lugar.

Rafaela Rodrigues (48kg) teve uma campanha semelhante à de Antônio. Ela passou pela mnongol Ariunzaya Terbish (waza-ari) e pela grega Christina-Magadalini Nona (waza-ari), antes de cair para a azeri Khadizha Gadashova (waza-ari). Na repescagem, ela superou a ucraniana Melaniia Vodianna (ippon e waza-ari). Já na disputa pelo bronze, caiu diante da espanhola Adriana Saez Hevia (waza-ari).

Outros brasileiros

Pela categoria até 60kg no Mundial sub-18 de judô, os dois brasileiros caíram nas oitavas de final. João Lira passou pelo estoniano Peter Clark, por waza-ari, e pelo italiano Antonio Esporito, com ippon, e perdeu em seguida para o romeno Tudor Mosoi, com waza-ari seguido por ippon. Já Bruno Nóbrega bateu o sérvio Veljko Simic, com dois waza-ari, e caiu diante do tajique Yosin Bobokalonov, por waza-ari.

Já na categoria até 48kg feminina, Nicole Marques e Nycolly Carneiro caíram na segunda rodada do Mundial. Nycolly superou a bósnia Nika Zovko, com ippon, e perdeu para a mongol Anudari Jamsran, também por ippon, em seguida. Já Nicole passou pela georgiana Tamar Gigolaevi e perdeu para a francesa Mel Le Cam, ambas as lutas decididas por waza-ari.

Contando com 576 atletas de 64 países, o Mundial sub-18 de judô acontecerá até o sábado (26). Eduarda Bastos (57kg), Sophia Camara (63kg) e Lucas Ribeiro (81kg) representarão o Brasil nesta sexta-feira (25).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô