É ouro do Brasil! Clarice Ribeiro é campeã mundial sub-18 de judô! A amazonense de 15 anos venceu cinco lutas e conquistou a medalha de ouro na categoria até 44kg da competição, realizada em Zagbreb, na Croácia, na manhã desta quarta-feira (23). Na final, ela superou a mongol Otgonjargal Tontbaatar com um belo ippon.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Atleta do Minas Tênis Clube, Clarice Ribeiro foi arrasadora em sua campanha no Mundial. Ela iniciou sua trajetória batendo a húngara Viktoria Kiss, com um waza-ari. Em seguida, passou pela cazaque Gulkhan Shynggyshkan, também com um waza-ari. Já nas quartas de final, bateu a espanhola Marta Oses com dois waza-aris.
Pela semifinal, ela encontrou uma adversidade contra a indiana Oliviya Devi Huidrom. A brasileira sofreu um waza-ari logo nos primeiros segundos de luta, mas Clarice conseguiu a virada pouco depois, ao projetar a adversária e conseguir um ippon. Já na final, contra Otgonjargal Tontbaatar, a brasileira venceu também por ippon e levou o título mundial.
Outros brasileiros
Outros brasileiros entraram em ação neste primeiro dia do Mundial sub-18 de judô. O melhor deles foi Victor Hugo Silva (50kg), que venceu duas lutas e caiu nas quartas de final, terminando em sétimo lugar. O brasileiro passou por Aljasser Mohamed, de Djibouti, e Mukhamadali Ibrokhimzhonuulu, do Quirguistão. Ele perdeu para o azeri Mahammad Mamishov nas quartas e para o italiano Francesco Crociani na repescagem.
Outro brasileiro na categoria, Lucas Yamamoto perdeu na estreia para o saudita Saud Alfaifi. Já na categoria até 55kg, Renzo Machado venceu o croata Filip Knez e perdeu para o sul-coreano Changhak Lee na segunda rodada. Enquanto isso, Samuel Silva perdeu para o turcomeno Shahruz Shanazarov na estreia. Por fim, pela categoria até 44kg, Sarah Mendes perdeu na segunda rodada. Ela venceu a sérvia Natalija Prolic, mas caiu diante da colombiana Manuela Crespo.