Siga o OTD

Judô

Clarice Ribeiro conquista o ouro no Mundial sub-18 de judô

Clarice Ribeiro faz campanha arrasadora, vence cinco lutas e conquista título mundial sub-18

Clarice Ribeiro conquista o ouro no Mundial sub-18 de judô
(Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

É ouro do Brasil! Clarice Ribeiro é campeã mundial sub-18 de judô! A amazonense de 15 anos venceu cinco lutas e conquistou a medalha de ouro na categoria até 44kg da competição, realizada em Zagbreb, na Croácia, na manhã desta quarta-feira (23). Na final, ela superou a mongol Otgonjargal Tontbaatar com um belo ippon.

Atleta do Minas Tênis Clube, Clarice Ribeiro foi arrasadora em sua campanha no Mundial. Ela iniciou sua trajetória batendo a húngara Viktoria Kiss, com um waza-ari. Em seguida, passou pela cazaque Gulkhan Shynggyshkan, também com um waza-ari. Já nas quartas de final, bateu a espanhola Marta Oses com dois waza-aris.

Clarice Ribeiro no Mundial de judô sub-18
Clarice Ribeiro tem apenas 15 anos (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Pela semifinal, ela encontrou uma adversidade contra a indiana Oliviya Devi Huidrom. A brasileira sofreu um waza-ari logo nos primeiros segundos de luta, mas Clarice conseguiu a virada pouco depois, ao projetar a adversária e conseguir um ippon. Já na final, contra Otgonjargal Tontbaatar, a brasileira venceu também por ippon e levou o título mundial.

Outros brasileiros

Outros brasileiros entraram em ação neste primeiro dia do Mundial sub-18 de judô. O melhor deles foi Victor Hugo Silva (50kg), que venceu duas lutas e caiu nas quartas de final, terminando em sétimo lugar. O brasileiro passou por Aljasser Mohamed, de Djibouti, e Mukhamadali Ibrokhimzhonuulu, do Quirguistão. Ele perdeu para o azeri Mahammad Mamishov nas quartas e para o italiano Francesco Crociani na repescagem.

Outro brasileiro na categoria, Lucas Yamamoto perdeu na estreia para o saudita Saud Alfaifi. Já na categoria até 55kg, Renzo Machado venceu o croata Filip Knez e perdeu para o sul-coreano Changhak Lee na segunda rodada. Enquanto isso, Samuel Silva perdeu para o turcomeno Shahruz Shanazarov na estreia. Por fim, pela categoria até 44kg, Sarah Mendes perdeu na segunda rodada. Ela venceu a sérvia Natalija Prolic, mas caiu diante da colombiana Manuela Crespo.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Judô